202404240822

Notícias

Alunos de Publicidade da Uniara estão na final de concurso de bolsa de fotografia

Publicado em: 25/07/2019

Fotos registradas pelos alunos do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Drielly Alves Ferreira e Gabriel de Freitas Santos, concorrem na fase final do concurso para selecionar projetos eleitos à “Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2019”, promovido pelo Instituto Moreira Salles. O resultado será divulgado em agosto, no site https://revistazum.com.br.

“Nosso projeto se chama ‘Marcas do tempo’, pois o tempo é algo complexo, intenso e incontrolável. Para concorrer, precisávamos de um tema e todo um layout. Começamos a observar o tempo, as pessoas e construções antigas abandonadas e, então, tivemos a ideia de fotografar os rastros do tempo”, conta Drielly.

Santos detalha que a intenção foi “mostrar como ele age na vida das pessoas, de maneira diferente, e deixa marcas”. “Uma pessoa nasce e, no decorrer de sua vida, pode sofrer um acidente, por exemplo, e ter uma perna amputada. É um dos exemplos de nossas fotos, registradas com pessoas que se tornaram deficientes. Elas tiveram que se reinventar e se refazer. Tiramos fotos de indivíduos com deficiência visual, com vitiligo, cadeirantes, com alguma parte do corpo amputada, idosos, de paciente que fez cirurgia bariátrica e de pessoas em situações de trabalho mais ‘marginalizados’, como ambulantes, e outras que não têm uma vida ‘dentro do padrão’. Mostramos como são suas trajetórias”, explica.

Uma das características propostas no projeto, segundo ele, foi fazer todos os registros em preto e branco, “pois trazem uma profundidade e uma expressão maiores”. “Aqueles feitos em estúdio estão com fundo preto. Quisemos fazer algo fora dos padrões”, diz.

De acordo com Drielly, “pensamos que controlamos o tempo e, nele, as respostas e curas se encontram, porém, o tempo não cura: ele transforma”. “Não conseguimos tocá-lo, mas ele é sentido a todo segundo e suas marcas são nítidas. Algumas delas doem, mas são transformadas em motivação. O intuito foi fazer as pessoas refletirem sobre o que estão fazendo com o tempo, lembrarem de suas marcas e verem o quanto todos nós somos fortes”, explica a estudante, acrescentando que também foram tiradas fotos de construções abandonadas, natureza e urbanização.

Para a primeiranista, estar na fase final do concurso é motivo de grande satisfação. “Até agora não acredito, isso significa muito para nós. Estamos concorrendo a uma exposição permanente e a R$65 mil. O Instituto Moreira Salles é uma instituição singular na paisagem cultural brasileira. Tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, em mais larga escala, Música, Literatura e Iconografia. Ali tem artistas de grandes referências para nós, é um lugar lindo e cheio de artes”, comenta.

Santos complementa dizendo que o resultado parcial “é algo muito especial”. “O tema é muito significativo para nós. Quando vemos as fotos que enviamos, é um orgulho termos conseguido tratar desse assunto e um prazer imenso termos essas fotos na fase final”, entusiasma-se.

Drielly recorda-se de que, “para produzir os conteúdos, passamos por muitas coisas e nos doamos totalmente a esse projeto”. “Conhecemos pessoas e histórias incríveis, e isso vale muito mais do que qualquer prêmio. Aprendemos muito”, conclui.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, aponta que “é importante que alunos do primeiro ano já comecem a se dedicar a esses projetos”. “Eles são muito dedicados”, finaliza.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o concurso da “Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2019” estão disponíveis no endereço https://revistazum.com.br/edital-bolsa-2019.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI