202404192324

Notícias

Docentes de Biotecnologia da Uniara, juntamente com outros pesquisadores, têm patente de invenção concedida

Publicado em: 24/07/2019

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara - Uniara, Hernane da Silva Barud e Wilton Rogério Lustri, juntamente com outros pesquisadores, são os inventores do “Processo de obtenção de material antimicrobiano à base de celulose bacteriana e outros tipos de aminas e material antimicrobiano”, cuja patente foi concedida recentemente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, do Ministério da Economia.

“Essa patente foi depositada há quase dez anos – o prazo para concessão, no Brasil, leva em esse tempo em média. Ela consiste no uso de membranas biológicas de celulose bacteriana, também chamada de antimicrobiana ou biocelulose, contendo partículas de prata, usando alguns reagentes que chamamos de aminas, para ajudarem na obtenção dessas partículas”, explica Barud.

Ele aponta que “o grande diferencial dessa patente é que, como a maioria das feridas é infectada/contaminada, isso pode promover sua limpeza e acelerar o processo de cicatrização”.

Além de Barud e de Lustri, os outros inventores são Rodrigo Fernandes Costa Marques, Thaís Regiani, Sidney José Lima Ribeiro e Younes Messaddeq.

Mais informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI