202404251850

Notícias

Trabalho de intervenção de alunas de Enfermagem da Uniara visa a informar as formas de transmissão do HIV das mães para os bebês

Publicado em: 05/07/2019

As alunas do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Amanda da Silva Gatti, Elaine Cristina Ribeiro Balbino e Rosimeire Martins de Souza, desenvolveram o trabalho de intervenção “Promoção em Saúde: Cartilha explicativa sobre a transmissão vertical do HIV”, orientado pela docente Ângela Aparecida Costa e apresentado recentemente na universidade.

Rosimeire explica que o trabalho busca informar a população feminina sobre as formas de transmissão vertical do HIV, “ou seja, quando a mãe é portadora do vírus, ela pode transmitir o HIV para o bebê na gravidez, durante o parto e na amamentação”. “Nosso objetivo, por meio desse estudo, é mostrar esses meios de transmissão que muitas mulheres ainda não conhecem”, relata.

“Em Araraquara, o último caso de transmissão vertical do HIV tinha sido em 2001, porém, neste ano, tivemos um novo caso. Estávamos há 18 anos sem casos. Isso nos mobilizou para buscar entender o que houve e por que voltou a acontecer, sendo que temos formas para prevenir. Se as mulheres portadoras do vírus fizerem o uso das medicações corretas, as chances de transmissão para o bebê são bem reduzidas”, alerta a estudante.

Amanda completa dizendo que foi desenvolvida uma cartilha “de fácil leitura para a população feminina, para que assim todas tenham acesso e consigam entender o que é o HIV, como ocorre a transmissão e quais são os cuidados durante o pré-natal, o parto e o pós-parto, com a mãe e o bebê”.
“Esclarecemos algumas dúvidas das participantes da pesquisa, explicando a elas que, após a alta da mãe e do bebê, elas podem cuidar dessa criança normalmente, que o vírus não vai ser transmitido no cuidado, e sim na amamentação. Essas mães têm o apoio de uma assistente social para o melhor cuidado com o bebê. No caso da amamentação, existe uma fórmula de leite específica que o governo disponibiliza para as mães são portadoras do HIV”, finaliza Elaine.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI