202404260936

Notícias

Professor de Psicologia da Uniara participa de audiência pública sobre os desafios da saúde mental

Publicado em: 01/07/2019

O professor do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Alexandre Fachini, que representou a coordenadora da graduação Simoni de Cássia Haddad Penteado, participou da audiência pública “Desafios da Saúde Mental: depressão e transtornos de ansiedade” no dia 27 de junho, no Plenário da Câmara Municipal.

Durante sua fala, Fachini destacou o compromisso social da universidade e o papel que ela pode desempenhar na abordagem da temática discutida na audiência e ressaltou a importância da parceria entre a Uniara e os serviços públicos de saúde. “A maior preocupação do curso de Psicologia é formar profissionais capacitados para cuidar de pessoas que apresentam depressão e transtornos de ansiedade, bem como outras formas de sofrimento psíquico/emocional. Além de observar a necessidade de cuidado aos alunos que futuramente cuidarão dessas pessoas”, ele comentou.

De acordo com a coordenadora, “o docente estabeleceu uma relação entre essa observação e a relevância de se cuidar dos servidores públicos que atendem a área de saúde mental”.

“Estamos sempre à disposição para ampliar parcerias, tanto por meio de estágios quanto para treinamentos no sentido de capacitar e auxiliar os servidores a rastrearem o sofrimento emocional. Temos várias pesquisas que têm sido realizadas no curso a esse respeito”, completou Fachini.

Para Simoni, foi uma honra a graduação poder participar da audiência. “Ficamos lisonjeados com o convite, que evidencia a importância da participação das Instituições de Ensino na discussão de uma temática relevante e urgente que se refere aos desafios da saúde mental. Nossa realidade contemporânea tem sido fortemente requisitada a lidar com as mais diversas manifestações de sofrimento psíquico e a encontrar alternativas para amenizá-las e promover cuidado e prevenção à população. O curso de Psicologia tem como eixo central a proposta de subsidiar os alunos, por meio de uma formação crítica e abrangente, a atuar nos mais diversos campos em que a saúde mental deve ser foco de atenção. Reunir representantes de vários cursos da área, bem como profissionais e políticos, é de extrema relevância para ampliar reflexões e, possivelmente, futuros propostas”, relata.

Fachini, que é doutor em Saúde Mental pela USP, leciona a disciplina Saúde Coletiva, Temas Transversais em Saúde, Psicodiagnóstico e também é supervisor nos Estágios Clínicos da graduação.
Sinomi afirma que, na audiência pública, “dentre os profissionais havia uma psiquiatra e uma psicóloga da rede pública, e representantes da Unip e da UFscar”.

Mais informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI