202403290323

Notícias

Chefe de departamento e coordenadores de cursos da Uniara participam do X Fórum de Gestores das Instituições de Educação em Engenharia

Publicado em: 27/06/2019

O chefe do Departamento de Ciência da Administração e Tecnologia – CAT, Eduardo Rois Morales Alves, o coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, José Eduardo Ribeiro, e o coordenador da graduação de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, Osmar Barros Junior, conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - Confea, participaram do “X Fórum de Gestores das Instituições de Educação em Engenharia”, realizado nos dias 25 e 26 de junho, em Brasília.

“O evento teve como foco a discussão das novas diretrizes curriculares para os cursos de engenharia, homologadas há pouco mais de um mês pelo Ministro da Educação. Trata-se uma inovação proposta baseada no ensino por meio da prática, na resolução de casos e no desenvolvimento de habilidades e competências para o novo engenheiro”, explica Alves.

No encontro, de acordo com ele, estavam reunidos a Associação Brasileira de Ensino de Engenharia – ABENGE, o Conselho Nacional de Educação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e outras áreas do Ministério da Educação – MEC, para discutirem a implantação dessas diretrizes. “Como também estamos pensando e planejando a renovação dos nossos cursos de engenharia - inclusive o funcionamento de um laboratório de inovação e empreendedorismo, o Uniara Lab, em um futuro breve – de modo a adequar todas essas ideias às novas diretrizes”, diz.

Para o docente, “esse foi um primeiro momento dado ao processo que deve se desenrolar neste ano, no sentido de atualizarmos as grades de nossos cursos e nossas metodologias de ensino para que as graduações de engenharia – talvez já em 2020 – contemplem as novas diretrizes”.

Barros Junior menciona que, no dia 25, ele representou o Confea e outras instituições de ensino, “principalmente a Uniara, com sugestões para alterações nos projetos atuais”. “Já nesta quarta-feira, dia 26, o Confea foi indicado como um dos responsáveis para elaborar a proposta de implantação das novas diretrizes e eu, como seu conselheiro e representante das instituições de ensino de engenharia, fui indicado para representá-lo nessa comissão nacional, que conta com membros do Confea, CNI, Abenge e CNE” detalha.

A participação dos coordenadores da Uniara foi de extrema importância, segundo o professor, “no sentido de proporcionar melhor entendimento de todas as variáveis envolvidas nessa profunda transformação pela qual passam as diretrizes curriculares para os cursos de engenharia nacionais recém homologadas”. “A Universidade de Araraquara, independentemente dessa questão, já tem adotado ações e medidas no sentido de aplicação de novas metodologias e ferramentas de ensino, tão necessárias no atual momento pelo qual passa a educação brasileira, importantíssimas dentro dos conceitos dessas novas diretrizes curriculares nacionais”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Engenharia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI