[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Notícias

Proposta de pesquisa da Biotecnologia da Uniara é selecionada para que seus estudos sejam feitos no LNNano, em Campinas

Publicado em: 21/06/2019

A proposta de pesquisa “Development and characterization of bacterial cellulose membranes modified with matrices applicable as healing and antmicrobial dressings”, coordenada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane Barud, foi aprovada para que seus estudos sejam feitos utilizando-se microscópios de varredura no Brazilian Nanotechnology National Laboratoty - LNNano, em Campinas. O laboratório é referência no Brasil, de acordo com o docente.

“Também temos dois pesquisadores do Programa envolvidos, Rafael Miguel Sábio e Lucas Noboru. Estamos acostumados aos microscópios óticos, que usam luz visível, e agora estamos falando de microscópios eletrônicos, ou seja, que usam elétrons e são capazes de mostrar coisas muito pequenas - um aumento de quase um milhão de vezes. Para se desenvolver pesquisa na área de nanotecnologia, são fundamentais”, explica Barud.

Ele conta que, com o projeto selecionado, será permitido o acesso ao espaço durante o próximo semestre. “Serão seis agendamentos, e o mais interessante é que o local é um centro multiusuário, onde um pesquisador do nosso laboratório receberá um treinamento para ele mesmo operar o microscópio de varredura. Portanto, além de utilizarmos a instalação, um de nossos pesquisadores aprenderá a manuseá-lo”, destaca.

A conquista é “muito honrosa”, segundo o coordenador, “pois existe uma seleção para o uso desse microscópio de varredura”. “Acredito que seja o primeiro projeto que a Uniara tem aprovado pelo LNNano. É algo extremamente importante. Na região de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto, há esse tipo de equipamento, no entanto, temos acesso mediante pagamento de análises. Agora, passamos por uma triagem e não teremos custos operacionais para utilizar o laboratório”, finaliza.

Detalhes sobre o LNNano estão disponíveis no endereço https://lnnano.cnpem.br. Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas pelo site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /