Notícias

Liga Acadêmica de Medicina Veterinária da Uniara promove palestra sobre anestesia em animais em condições especiais

Publicado em: 19/06/2019

A Liga Acadêmica de Medicina Veterinária – Aravet, do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, promoveu a palestra “Anestesia em pacientes especiais” nesta quarta-feira, dia 19 de junho, na unidade I da instituição. A atividade foi ministrada pela professora da graduação, Mariana Werneck Fonseca.

“A ideia foi falar sobre os pacientes neonatos de todas as espécies, os idosos e as gestantes, sob o olhar da anestesiologia, abordando de que maneira pode-se anestesiar cada um. Quando é preciso fazer o procedimento em animais recém-nascidos, normalmente é para alguma cirurgia de má formação. O que mais dificulta é o tamanho deles – filhotes de gato e de cachorro, por exemplo. Nos grandes, como um potro ou um bezerro, o processo é mais tranquilo”, explica a docente.

Ela conta que, nas gestantes, a maioria das cirurgias feitas é a cesariana. “É difícil, por exemplo, anestesiar uma cadela ou uma gata gestantes para algum outro tipo de cirurgia”, diz.

Em relação aos idosos, Mariana comenta que, hoje em dia, os animais estão vivendo bastante, “então, a maioria se torna idosa por ser bem cuidada em casa, sendo que podemos realizar a maior parte das cirurgias”. “Além disso, é preciso desmistificar que o paciente idoso, ou com problema no coração, não pode ser anestesiado. Os proprietários têm receio e protelam alguma cirurgia. É possível fazer o procedimento, mas é preciso conhecer as melhores técnicas e os fármacos, além das particularidades de um animal idoso. As doenças mais comuns dessa faixa etária são as neoplasias, ou seja, os cânceres”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/veterinaria ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /