202404241900

Notícias

Professor de Educação Física da Uniara é o técnico de equipe de ginástica artística que participará de mundial

Publicado em: 17/06/2019

O professor do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Henrique Sanioto, é o técnico da equipe de ginástica artística que participará da “16th World Gymnaestrada” entre os dias 7 e 13 de julho, em Dornbim, estado de Vorarberg, na Áustria.

O grupo, composto por atletas da Fundesport/Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, embarca no dia 22 de junho com uma delegação de 41 atletas, segundo o professor. “São várias gerações com um só objetivo: fazer bonito lá fora e deixar a mensagem universal da nossa equipe, que apresentará a coreografia ‘Imploramos a Paz’, trabalho selecionado pela Confederação Brasileira de Ginástica - CBG. Estamos na reta final, com fantasias, uniformes e passaportes prontos”, alegra-se Sanioto.

Ele destaca que o mundial “é um evento realizado de quatro em quatro anos, maior do que as Olimpíadas e do que a Copa do Mundo”. “Participamos da seletiva há dois anos, em Campinas, onde a CBG seleciona os trabalhos que podem ter uma representatividade importante para o país em questões sociais, culturais e educacionais”, relembra.

Na “16th World Gymnaestrada”, não existe uma competição, de acordo com o docente. “É onde todos os atletas do mundo, selecionados pelos seus países, demonstram o que está acontecendo na área. É como se fossem as Olimpíadas, com apresentação, mas sem medalhas e sem competições. É um congraçamento entre todas as nações e uma troca de experiências fabulosa, pois é possível ver, por exemplo, um campeão do mundo que já se aposentou, com uma grande equipe. Nosso grupo terá essa possibilidade de ver e aprender com tudo isso”, explica Sanioto.

Uma das integrantes da equipe, Paola Morais Rocha Gonçalves, é egressa do curso de Jornalismo da Uniara. “Vou ao meu terceiro mundial – em 2007, fui à Áustria, e em 2011, à Suíça. A expectativa é sempre muito grande e, mesmo sendo a terceira vez, o frio na barriga continua”, comenta.

Ela conta que a coreografia é “bem imponente e chama muito a atenção devido ao tema, visto que a paz é algo que o mundo precisa”. “Assim, na performance, erguemos bandeiras com a palavra ‘paz’ em diversos idiomas, clamamos por ela em várias línguas”, revela.

O mundial, em sua visão, é uma experiência única e muito rica culturalmente. “Como jornalista, acredito que isso tem a acrescentar na minha vida profissional e também na pessoal”, finaliza.

Mais informações sobre o “16th World Gymnaestrada” estão disponíveis no endereço www.wg2019.at. Informações sobre os cursos de Educação Física e Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI