202403290626

Notícias

Uniara promove o XI Fórum de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente nesta sexta, dia 7

Publicado em: 06/06/2019

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA, o Centro de Estudos Ambientais – CEAM e o Núcleo de Pesquisas em Documentação Rural – NUPEDOR da Universidade de Araraquara – Uniara promovem o “XI Fórum de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente” nesta sexta-feira, dia 7 de junho, a partir das 8h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). 

As inscrições para ouvintes, no valor de R$30,00, devem ser efetuadas pelo endereço www.uniara.com.br/forumdtma, onde consta a programação completa do evento.

Neste ano, o tema tratado será “Desafios do Saneamento Ambiental”. “A cada edição, é escolhido um assunto diferente, com base no que é uma preocupação atual no território ambiental. Dessa vez, foi o saneamento ambiental, principalmente porque percebemos que é algo muito forte, tanto por parte dos órgãos governamentais quanto da literatura”, conta uma das organizadoras do encontro, Maria Lúcia Ribeiro.

Ela comenta que existe um percentual muito alto de cidades brasileiras que não têm saneamento ambiental. “É um fator alarmante em relação à contaminação, e não nos limitamos ao problema de contaminação da água. Há vários recortes importantes para serem tratados sobre o assunto”, diz.

Um diferencial do Fórum destacado por outro organizador, o professor Guilherme Rossi Gorni, é que os trabalhos submetidos não precisam atender, necessariamente, a temática do evento. “Podem ser quaisquer áreas de pesquisa. Usamos esse momento dos painéis como um espaço de debates e um intercâmbio de ideias, enfim, um encontro entre diversos pesquisadores. Nesse espaço interdisciplinar, acabamos discutindo vários assuntos, o que contribui para o enriquecimento acadêmico, sendo que essas conversas podem se tornar uma discussão mais ampla, inclusive”, ressalta.

Maria Lúcia lembra que os painéis serão expostos desde o período da manhã e que, no meio da tarde, serão avaliados por uma banca composta por docentes que também não estão necessariamente envolvidos com as áreas de pesquisa de cada um. “Além disso, outro diferencial é que, ao longo do dia, contaremos com produtos que serão expostos por trabalhadores de assentamentos rurais, como alimentos orgânicos e sucos naturais”, completa.

Gorni revela que “teremos alguns convidados muito interessantes”. “O palestrante que estará na abertura, professor da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP, Eugênio Foresti, explanará sobre o ‘Saneamento Ambiental: Uma Abordagem Energeticamente Sustentável’”, detalha.

No período da tarde, será realizada a mesa-redonda “Saneamento Ambiental e as Fronteiras do Conhecimento”, coordenada pelo professor do PPG-DTMA, Marcus Cesar Avezum Alves de Castro. “Contará com os professores Marco Antônio Penalva Reali e Marcelo Montanho, ambos também da EESC/USP, Ronan Cleber Contrera, da POLI/USP, e Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Cada um abordará uma esfera do saneamento ambiental – políticas públicas, resíduos sólidos, gestão de bacias hidrográficas, tratamento de esgoto, águas pluviais etc - e, após isso, teremos a sessão técnica de painéis”, finaliza Gorni.

Mais informações sobre o “XI Fórum de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente” podem ser obtidas também no www.uniara.com.br/forumdtma, pelo e-mail forumdtma@gmail.com ou pelo telefone (16) 3301-7126.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI