202404261248

Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado nesta quarta, dia 5

Publicado em: 04/06/2019

O Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado nesta quarta-feira, dia 5 de junho. No entanto, para o professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Rossi Gorni, é difícil comemorar a data, pois “os avanços são poucos em relação à sua preservação”.

“Não temos muitos motivos para comemorar. Apesar de o meio ambiente estar sempre na mídia, com diversas questões levantadas e muitas pessoas trabalharem seriamente nessa questão, ainda temos muito o que caminhar. Os recursos naturais continuam sendo usados de maneira irracional”, comenta o docente.

A principal causa da degradação do ambiente, de acordo com ele, é a utilização desses recursos, “principalmente devido ao padrão de consumo da sociedade, principalmente ocidental, na minha visão”. “Ele é incompatível com a capacidade de suporte do planeta Terra, ou seja, queremos, consumimos e temos estilos que, na realidade, causam grandes problemas ambientais. Gastamos muitos recursos, desperdiçamos bastante e reciclamos pouco”, diz.

Boa parte da sociedade não tem ideia “da real gravidade”, segundo Gorni. “É preciso refletir sobre o consumo, estilo de vida, e recursos, de maneira geral. É necessário repensar até se os modelos de nossa sociedade são sustentáveis. Fazemos parte do ambiente, não estamos ‘fora’ dele. As pessoas costumam pensar que é somente um fragmento de mata, ou a vida marinha ou o manguezal, por exemplo, mas o ambiente é também onde estamos. Tudo o que fazemos reflete nele, e o que acontece nele é refletido para nós. Se as pessoas se conscientizarem disso, e que podemos atuar de forma decisiva, acredito que a mudança em relação à preservação pode ser muito maior”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI