202404240332

Notícias

Políticas públicas e desenvolvimento regional de diferentes países são analisados em seminário, na Uniara

Publicado em: 31/05/2019

A professora Luciléia Aparecida Colombo ministrou o seminário de integração “Políticas públicas e desenvolvimento regional - o relato de uma experiência” nesta sexta-feira, dia 31 de maio, na unidade I da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio ambiente – PPG-DTMA da instituição.

“A finalidade foi falar sobre como o Brasil tem uma experiência de desenvolvimento regional que vem atender, fundamentalmente, o combate às desigualdades entre, principalmente, blocos de regiões do Sul e do Sudeste, em contraposição àquelas do Norte, do Nordeste e Centro-Oeste”, explica a docente.

Ela acrescenta que, “mais do que isso, a intenção foi apontar como experiências desenvolvidas em países europeus como Portugal, Espanha, França e Itália tiveram trajetórias diferentes do desenvolvimento regional, e buscaram resolver os seus problemas por meio de outras instituições”. “O que difere, basicamente, a experiência do Brasil daquela europeia é a presença da União Europeia e dos fundos que ela disponibiliza para essas nações”, detalha.

Outra diferença, de acordo com Luciléia, “é a questão da articulação entre os atores políticos, sendo que, no Brasil, a descentralização da Constituição de 1988 fez com que tivessem ações muito individualistas”. “Assim, no nosso cenário, são muito difíceis as inovações em relação à cooperação entre eles. Pensar em política de desenvolvimento regional, no Brasil, hoje, é pensar como esses atores políticos podem colaborar entre si”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7126 ou pelo Whatsapp (16) 99708-8423.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI