202404270142

Notícias

Equidade é palavra-chave abordada na XIX Semana de Enfermagem da Uniara

Publicado em: 15/05/2019

O curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara trouxe como tema “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade” em sua “XIX Semana de Enfermagem”, realizada nesta segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de maio, no auditório principal da instituição.

“Tentamos conciliar o evento com o tema que é proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem. Este ano, abordou a profissão na potencialização da equidade, um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde – SUS, que diz que precisamos tratar quem é diferente, de uma forma diferente, ou seja, não podemos ofertar a mesma atenção em saúde para uma população que tem mais necessidades do que outra. Precisamos atuar de uma forma que diminua as desigualdades e iniquidades sociais”, explica a docente da graduação e uma das organizadoras do evento, Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero.

Após a abertura com o Grupo Sementes Crioulas, que apresentou seu maracatu aos presentes, a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Tereza Weiller, ministrou a palestra “Inserção da Enfermagem na Construção do SUS”. “A ideia foi construir uma linha histórica e mostrar que a conformação de um sistema público universal só se deu a partir de 1988. Está no cotidiano que temos um sistema público, mas na realidade, enquanto política de estado brasileira, tem cerca de trinta anos. A intenção foi mostrar o quanto, nesses quase quinhentos anos que temos enquanto sociedade brasileira - desde o período colonial até este momento -, quais foram os movimentos pelo quais passamos, no sentido de responder as demandas sociais no campo da saúde”, detalha a convidada.

Ela conta que, no final, optou por levar “a reflexão sobre a dimensão do que foi a implantação do sistema público de saúde, em 1990, e a expansão da rede de atenção básica”. “Isso abriu mercado de trabalho, o que é importante também para discutir o quanto, hoje, o sistema público é um espaço de captação de trabalhadores – enfermeiros, médicos, dentistas etc – no campo da saúde, e os desafios que temos frente à Emenda Constitucional 95, que congelou, por vinte anos, os investimentos na área, e que impacto isso tem na relação da empregabilidade”, comenta.

Ao apresentar esse cenário, Tereza aponta que, “como profissionais da área de saúde, precisamos ter presentes os contextos econômico, social e político nos quais vivemos, e como precisaremos nos movimentar coletivamente”.

Jaqueline acrescenta que, ainda na primeira noite do evento, foi realizada uma exposição de fotos dos pacientes do Cairbar Schutel, “que mostra uma das formas de inclusão e redução das desigualdades”. “É uma atenção diferenciada, não somente medicamentosa, que os envolve na comunidade”, diz.

Já nesta terça-feira, dia 14 de maio, foi a vez de a professora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Tatiana Ferraz de Araújo Alecrim, ministrar a palestra “O princípio da equidade: a equipe de consultório na rua e sua atuação no enfrentamento das iniquidades sociais”. “Ela trabalha com uma equipe de consultório de rua, em São Paulo, ou seja, em uma unidade de saúde móvel que atende as pessoas com maior vulnerabilidade social, em situação de rua, para diversas situações – violência, drogadição, para fazer controle da tuberculose etc. Se você não chegar mais perto dessa população, ela não irá até o serviço de saúde, até porque não tem serviço de saúde de referência, visto que não tem nem casa”, explica Jaqueline.

A professora finaliza lembrando que, “além disso, os alunos do primeiro ano do curso de Enfermagem da Uniara apresentaram uma peça de teatro com uma figura muito importante da profissão, Florence Nightingale, patrona da enfermagem,”.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI