202404260241

Notícias

Alunos de Arquitetura da Uniara acompanham palestra internacional sobre projetos de acessibilidade no espaço urbano

Publicado em: 14/05/2019

O arquiteto português Bruno Miguel Félix Ferreira, da cidade de Torres Vedras, ministrou a palestra “Patrimônio e Acessibilidade” para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, nesta segunda-feira, dia 13 de maio, no Centro de Artes da instituição.

“Ele é vereador de Urbanismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, o que equivale, aqui, ao secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. A palestra abordou sua experiência na cidade portuguesa, nessa questão de projetos de acessibilidade no espaço urbano e nas edificações públicas. Ele discutiu com os alunos, o que foi muito importante por ser uma realidade que enfrentamos hoje – essa acessibilidade na edificação e na cidade – e para nos aprimorarmos nos projetos e no desenho dos espaços”, comenta a coordenadora da graduação, Sálua Kairuz Manoel Poleto.

Ela menciona que a palestra “fez parte de uma parceria que a Uniara tem com o coletivo Arte ao Centro, de artistas brasileiros e portugueses que fazem intercâmbio cultural entre as cidades de Torres Vedras e Araraquara”. “Por conta do coletivo, a Prefeitura Municipal assinou um convênio de cooperação com a cidade portuguesa e, assim, temos tido esse intercâmbio desde 2018”, completa.

Além da palestra de Ferreira, a docente informa que, nesta quinta-feira, dia 16, na unidade IX da Uniara (prédio da Arquitetura), “uma mostra de cinema com a coordenadora do concurso Bang Awards, Cátia Candeias, será realizada por meio de uma apresentação de curtas-metragens internacionais que são exibidos em Torres Vedras, sendo que a participação de brasileiros é muito grande”. “Também é um assunto que nos interessa bastante, pois quando falamos em arquitetura e em projetos de todos os espaços, isso abrange cenografia. Assim, é uma oportunidade bastante interessante para os alunos”, avalia.

Sálua destaca, ainda, que “o grupo internacional Urban Skatchers, formado por desenhistas de rua, e que tem como nosso representante, em Araraquara, o professor Joel Venceslau, também promoverá uma atividade”. “Está sendo uma semana bastante rica nas duas prefeituras, nesse encontro de intercâmbio cultural em Araraquara”, finaliza.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI