Notícias

Abertura do projeto Ler é a Solução traz música e palestra sobre o hábito da leitura, na Uniara

Publicado em: 18/04/2019

A 11ª edição do projeto “Ler é a Solução”, promovida pelo curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Pedagogia a distância, Psicologia, Nutrição e Biologia da instituição, teve sua abertura oficial realizada nesta quarta-feira, dia 17 de abril, no auditório principal da universidade. O evento contou com música, explanação sobre o projeto e uma palestra.

Logo no início, o maestro dos projetos musicais da Uniara, Rogério Toledo, juntamente com instrutor de percussão da Orquestra e da Banda da universidade, Antônio Alves Moraes, apresentaram diversas canções com alunos da escola de música Toledo e Moraes.

Em seguida, a coordenadora do curso de Pedagogia a distância, Mônica Pereira, lembrou que o “Ler é a Solução” foi idealizado pelo ex-chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Mivaldo Messias Ferrari, falecido em 2017. Após fazer uma pesquisa interativa com os presentes, ela detalhou sobre o funcionamento do projeto.

“Os objetivos são conduzir o estudante ao prazeroso universo da leitura; auxiliar a escola na tarefa de despertar o prazer da leitura; desenvolver e avaliar atividades que auxiliem na leitura e na interpretação de textos; levar o leitor a ler por prazer, e contextualizar o mundo em que vive; facilitar ao máximo o acesso ao livro; mostrar ao estudante o papel fundamental da leitura para o aprimoramento da produção escrita, e levá-lo a entender, estudar e debater a temática da leitura, que inclui texto e contexto”, listou a docente.

Ao final, a professora Ediléia Pereira ministrou a palestra “O que pode um texto?”. “A ideia foi tentar explorar os significados e os sentidos que os textos podem provocar no leitor. Perpassamos, no nosso mundo, tão apressado e cheio de urgências e necessidades, a respeito da utilidade da leitura. Isso é muito forte e, talvez, o que mais ‘escapa’ aos leitores: não é a utilidade que o apreende para o hábito, então, foi justamente no sentido de desconstrução da ideia de utilidade da leitura que minha pauta foi focada”, explicou a convidada.

O coordenador da graduação de Pedagogia presencial da Uniara, Uiliam Moraes Folsta, está animado com o projeto, que termina em setembro. “Estou com grandes expectativas, pois temos vários cursos participando. Espero que batamos um recorde no número de participantes nessa edição, interessados em também ler conteúdos que não sejam só acadêmicos, mas que irão complementar o conhecimento e sua formação”, declarou o professor.

 

Ler é a Solução

Folsta detalha que, ao longo do ano, o participante precisa ler três livros indicados por professores. “A partir disso, ele precisa apresentar um conteúdo escrito para que os docentes possam analisar o que leu, como fez isso, e sua apreciação sobre a obra ou o autor escolhido, entre outros fatores”, explicou.

A conclusão e a entrega de certificados do “Ler é a Solução” está programada para o dia 25 de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail pedagogia@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /