202403290211

Notícias

Coordenadora do NUPEDOR da Uniara participa do 1º Fórum Regional de Agroecologia, em Boituva

Publicado em: 17/04/2019

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Universidade de Araraquara - Uniara, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - PPG-DTMA da instituição, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, participará do “1º Fórum Regional de Agroecologia – Fortalecendo Redes”. O evento, que conta com a professora do PPG, Daiane Roncato Cardozo, como uma das organizadoras, será realizado nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 8h, no Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA do Instituto Federal de São Paulo - IFSP – Campus Boituva.

“O objetivo é fortalecer ideias, diálogos e uma rede entre os NEA’s e outras instituições voltadas à agroecologia, em âmbito regional, e propor, ao final do debate, uma carta política. Os eixos temáticos serão: ‘Ater’; ‘Produção e comercialização’; ‘Educação e agroecologia’; ‘Gênero e juventude’, e ‘Reforma agrária e políticas públicas’”, conta Daiane.

Ela lembra que, no primeiro dia de atividades, será realizada, das 8h às 12h, uma vivência agroecológica no assentamento Bela Vista do município de Iperó. “Já a conferência de abertura será às 19h, com a participação da professora Vera, como palestrante, além de uma doutoranda da Unicamp, uma agricultora do assentamento e uma representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST”, detalha.

No dia 24, de acordo com Daiane, será realizada uma “apresentação e um mapeamento das diversas entidades que irão participar”. “Logo após, os presentes se dividirão nos cinco grupos dos eixos temáticos para a explicação da metodologia do Word Café, que adotaremos no Fórum”, diz.

Vera revela que, em sua explanação, pretende fazer um balanço dos trinta anos de assentamentos rurais no estado de São Paulo. “O Fórum irá se somar a outros que temos feito em várias localidades do estado e do país, tentando mostrar que há agriculturas diferenciadas do modelo convencional. Não podemos pensar, portanto, em excluir essas opções das políticas públicas e da política que o estado se propõe a ter para esses agricultores. O evento fortalece esse debate”, finaliza.

Mais detalhes sobre o “1º Fórum Regional de Agroecologia – Fortalecendo Redes” estão disponíveis no link https://bit.ly/2VaWfw8. Informações sobre o NUPEDOR da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/nupedor.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI