Notícias

Abertura de projeto de incentivo à leitura será realizada nesta quarta, dia 17, na Uniara

Publicado em: 16/04/2019

A abertura da 11ª edição do projeto “Ler é a Solução”, promovida pelo curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Pedagogia a distância, Psicologia, Nutrição e Biologia da instituição, será realizada nesta quarta-feira, dia 17 de abril, a partir das 19h30, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). A atividade é oferecida aos alunos dos cursos participantes.

“Nosso trabalho começará com a elaboração das listagens dos livros, feita pelos professores, que darão as possibilidades de os estudantes escolherem três livros. Este ano, tivemos uma modificação: as turmas de cada ano das graduações lerão indicações específicas para elas”, explica o coordenador do curso de Pedagogia presencial, Uiliam Moraes Folsta.

Ele conta que a ideia é incentivar os participantes a lerem. “Nossa preocupação não é que leiam livros das respectivas graduações, mas obras variadas da literatura, por exemplo. O importante é a motivação pelo hábito, que é fundamental para desenvolver o conhecimento, ampliar a visão de mundo e o espírito crítico”, destaca.

A abertura solene, de acordo com o docente, “visa a estimular os alunos que estão chegando, e motivar aqueles que já participaram de edições anteriores”. “Além do conhecimento adquirido e do aspecto didático-pedagógico, outra vantagem é que o projeto contabiliza trinta horas complementares de atividades teórico-práticas que fazem parte da carga horária das graduações participantes”, lembra o coordenador.

A primeira atração será artística. “Teremos algumas músicas executadas pelo regente dos projetos musicais da Uniara, o maestro Rogério Toledo. Em seguida, contaremos com a apresentação do projeto com a coordenadora do curso de Pedagogia a distância, Mônica Pereira, e com a palestra ‘O que pode um texto?’, ministrada pela professora Ediléia Pereira, que, acredito, colaborará bastante para que a abertura seja um sucesso”, declara Folsta.

Ele lembra que o “Ler é a Solução” foi idealizado pelo ex-chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Mivaldo Messias Ferrari, falecido em 2017. “Ele teve a ideia ao notar um desinteresse pela leitura por parte de alunos. Inclusive atualmente, com Whatsapp e redes sociais, isso desvia um pouco a atenção em relação à importância da leitura”, comenta.

 

O projeto

Folsta detalha que, ao longo do ano, o participante precisa ler três livros indicados por professores. “A partir disso, ele precisa apresentar um conteúdo escrito para que os docentes possam analisar o que leu, como fez isso, e sua apreciação sobre a obra ou o autor escolhido, entre outros fatores. Esperamos que haja uma adesão maciça”, finaliza.

A taxa de participação, no valor de R$15,00, deve ser paga na Tesouraria da unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). A conclusão e a entrega de certificados do “Ler é a Solução” está programada para o dia 25 de setembro.

Outras informações sobre o projeto “Ler é a Solução” podem ser obtidas pelo e-mail pedagogia@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /