202403290241

Notícias

Exposição de fotos que buscam focar a saúde mental da mulher termina nesta sexta, dia 29, na Uniara

Publicado em: 28/03/2019

Termina nesta sexta-feira, dia 29 de março, a exposição de fotos que buscam focar a saúde mental da mulher, promovida pelos alunos do terceiro ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento, gratuito e aberto ao público, é realizado na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

“Essa atividade é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e se prolongou ao longo do mês. É uma iniciativa inspirada em outros movimentos que têm ações protetivas em relação às mulheres que sofreram violências sexual, simbólica, econômica e/ou psicológica, e mostrar como elas superaram esses problemas na sociedade, que ainda é muito machista e patriarcal”, explica a professora da área de saúde da mulher, Mariana Lopes Borges, responsável pela iniciativa, juntamente com a docente de psiquiatria da graduação, Érika Fonseca.

Mariana conta que “algumas mulheres das fotos são famosas e outras não têm exposição na mídia, mas passaram por algum tipo de trauma – físico e/ou psicológico - que, de uma certa forma, afetou sua saúde mental, emocional e psicológica”. “A ideia é chamar a atenção de que sofremos violência, e os traumas, muitas vezes, são difíceis de lidar, mas superamos essas dificuldades com as redes de apoio e equipamentos sociais que temos. É possível, quando se tem suporte familiar, social, de saúde. Não se deve mais banalizar a questão da violência. É algo real, que acontece diariamente”, enfatiza.

Ao lado de cada foto, de acordo com a docente, constam as iniciais de cada uma, os traumas que viveram e como foram superados. “Todo trauma é possível de ser superado, e os transtornos mentais também são passíveis de tratamento e acompanhamento, pensando na saúde mental. Queremos incitar a reflexão”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI