202403280658

Notícias

Periodicidade da Revista Brasileira Multidisciplinar, da Uniara, passa a ser quadrimestral

Publicado em: 20/03/2019

Antes semestral, a Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM, periódico do Núcleo de Publicação Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, passou a ser quadrimestral devido à grande demanda e quantidade de conteúdos submetidos, de acordo comos integrantes da Comissão Editorial, Maria Lúcia Ribeiro, Luís Henrique Rosim e Bruna Galdorfini Chiari-Andréo, e a Analista Editorial, Thatiany Mariano. A revista pode ser acessada no endereço http://revistarebram.com, onde também é possível baixar o material gratuitamente.

“A ReBraM, antiga Revista Uniara, cumpre seu propósito ao disseminar o conhecimento por meio de manuscritos elaborados por diversos autores de variadas áreas, filiados a inúmeras instituições de ensino, majoritariamente nacionais”, comentam.

Eles contam que, ao longo das publicações, “avanços ocorreram gradualmente, inclusive com a aquisição de uma plataforma online, meio de divulgação efetivo, capaz de atingir leitores em todo o mundo”. “Esse fato promoveu incremento da visibilidade do periódico que, por esse motivo, passou a ser quadrimestral no final de 2018”, explicam.

Essa alteração permite a publicação de mais artigos anualmente, “de modo que atende à demanda crescente da revista, ou seja, gera o escoamento do grande número de trabalhos submetidos e, também, aprovados”. “Isso atende uma necessidade dos autores da ReBraM, uma vez que, assim, o tempo que se transcorre entre o recebimento, a avaliação e a publicação do artigo se torna menor”, destaca a Comissão e a Analista Editorial.

A ReBraM, de acordo com eles, é classificada pelo “Qualis-Periódicos”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no estrato B4 para a área interdisciplinar, “classificação que atua como indicativo de qualidade, e que esperamos elevar na próxima avaliação, que deverá ser realizada em 2020”. “Estamos cumprindo todos os requisitos para um Qualis superior, sempre buscando referenciais em publicação por meio de revistas cientificas internacionais”, dizem.

A consulta ao “Qualis-Periódicos”, que pode ser feita por meio da Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/#), é de grande importância para pesquisadores e autores, segundo a docente. “Trata-se de um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se referem aos artigos publicados em periódicos científicos. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção”, detalham.

Maria Lúcia, Rosim, Bruna e Thatiany Mariano também destacam que cada periódico pode receber avaliações diversas em diferentes áreas do conhecimento, “o que indica sua relevância para cada setor, de acordo com o conteúdo veiculado”.

Além da ReBraM, atualmente o Núcleo de Publicação Científica da Uniara conta com outros dois periódicos científicos: “Retratos de Assentamentos” (http://retratosdeassentamentos.com) e “International Journal of Advances in Medical Biotechnology – IJAMB (http://journalamb.com).

Mais informações sobre publicação de artigos científicos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail revistauniara@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI