202404200330

Notícias

Docente de Publicidade da Uniara ministra atividades sobre fotografia para alunos da Escola Machadinho

Publicado em: 18/03/2019

Alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Pinto Machado Júnior, mais conhecida como Machadinho, escolheram a Fotografia como tema de sua Disciplina Eletiva, e o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara - Uniara, Gabriel Arroyo, é o responsável pelas atividades deste semestre, que tiveram início no dia 22 de fevereiro e são realizadas às sextas-feiras, das 14h50 às 16h30, na escola.

“Nas primeiras aulas, os alunos aprenderam sobre o início da fotografia e sua evolução, passando pelo conceito de luz e sombra, e técnicas fotográficas. Começaram as atividades com fotografia de estúdio e controle de iluminação, quando foram produzidos kits com materiais simples e baratos para trabalharem, viabilizando sua própria produção”, relata o docente.

Ele explica que o objetivo do encontro é apresentar e preparar os alunos para a prática da fotografia, tanto como expressão visual quanto como oportunidade profissional. “Eles estavam acostumados a realizar apenas selfies pelo celular e, quando começaram a entender as técnicas e outros estilos fotográficos, os resultados foram fantásticos. Foi um novo modo de ver o mundo à sua volta. Os próprios estudantes criaram um grupo no Whatsapp, onde compartilham e comentam suas fotos”, conta Arroyo.

Outro destaque mencionado pelo professor é que um dos alunos da Eletiva é surdo e está tendo o primeiro contato com a fotografia. “É emocionante ver a felicidade em seus olhos quando está realizando as atividades. Pelo fato de a fotografia ser algo livre e poético, proporciona liberdade do olhar e interpretação”, diz.

O projeto, de acordo com o docente, é uma parceria entre a graduação e a Escola, por meio da iniciativa da coordenadora do curso da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, “quando os alunos visitaram o estande de Publicidade na Feira dos Cursos – FEC”. “A professora da Escola, Kristiane Ramos Lantin, explicou sobre o funcionamento da Eletiva, de modo que percebemos como é importante e, logo em seguida, começamos o planejamento das atividades”, relembra.

Além de Kristiane, Arroyo menciona a coordenadora da Escola, Márcia Dudienas, e as professoras Ana Maria Campos Garcia Machado e Carla Grassi como participantes do projeto. “São quarenta alunos do ensino médio, e estamos agendando uma visita à Unidade VIII da Uniara, onde utilizarão o estúdio da instituição para desenvolverem atividades”, revela.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Eletiva

“A Eletiva de Fotografia teve a maior procura entre todas este ano. No final do semestre, será realizado um evento aberto à comunidade onde os alunos apresentarão seus trabalhos. Em 2018, a Eletiva foi sobre Publicidade e Propaganda”, finaliza Arroyo.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI