202403282229

Notícias

Programa de Mestrado Profissional em Direito da Uniara apresenta duas linhas de pesquisa

Publicado em: 15/03/2019

O Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Araraquara – Uniara, que continua com inscrições abertas para seu processo seletivo, apresenta duas linhas de pesquisa: “Desjudicialização e modelos de solução de conflitos” e “Poder Judiciário e Gestão de Conflitos”. São oferecidas trinta vagas e as aulas, programadas para terem início no dia 18 de abril, serão ministradas às quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h, na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro). 

“A primeira linha irá proporcionar sustentação às pesquisas voltadas aos mecanismos extrajudiciais aplicados na solução de conflitos, por meio de análise e discussão dos instrumentos e técnicas de resolução de conflitos utilizados frente ao mundo globalizado. Abrange o instrumento da arbitragem como mecanismo de resolução de conflitos utilizado pelo mercado; que papel estaria reservado aos cartórios extrajudiciais para a resolução de conflitos, e como a justiça comunitária poderia contribuir no processo de resolução de conflitos mais participativo e legítimo”, explica o coordenador do mestrado, Edmundo Alves de Oliveira.

Já a segunda linha de pesquisa, de acordo com o docente, “dará sustentação às pesquisas voltadas à organização, do funcionamento, dos procedimentos e dos demais instrumentos e mecanismos aplicados pelo Poder Judiciário brasileiro no processo de gestão e solução de conflitos, analisando e discutindo as políticas de inovação de conflitos estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça”. “Essa linha aborda a articulação entre a garantia dos direitos fundamentais e a institucionalização de políticas públicas voltadas à garantia do acesso à justiça; a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação como instrumentos importantes e necessários para o processo de construção de soluções de conflitos, e o instituto da sustentabilidade e seus impactos para as decisões judiciais”, detalha.

O objetivo do Programa é preparar um profissional da área jurídica capaz de propor, conduzir e realizar reflexões que busquem redesenhar e redefinir novas formas de entendimento e de atuação na resolução de conflito, seja no âmbito do mundo jurídico ou por meio de formas extrajurídicas.

O egresso terá uma formação sólida na área de gestão de conflitos para atuar como profissional de excelência, bem como será capaz de produzir conhecimento e de utilizar instrumentos metodológicos científicos apropriados nos diferentes contextos teóricos e práticos do Direito voltados à Gestão de Conflitos e modelos de solução.

O público-alvo são pessoas formadas na área de Ciências Sociais Aplicadas, preferencialmente em Ciências Jurídicas. Os interessados podem efetuar as inscrições pelo endereço www.uniara.com.br/ppg/direito, onde está disponível o Edital. A divulgação dos aprovados será realizada no dia 10 de abril.

Mais detalhes sobre o Programa de Mestrado Profissional em Direito da Uniara, que tem duração de 24 meses, podem ser obtidas pelo site mencionado ou pelos telefones (16) 3301-7173, (16) 3301-7112 ou (16) 3301-7129.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI