202404250427

Notícias

Professor de Jornalismo da Uniara é um dos autores de biografia de ex-integrante da banda Engenheiros do Hawaii

Publicado em: 01/03/2019

O professor do curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Fabrício José Mazocco, está lançando, ao lado de Silvia Remaso, o livro “Contrapontos: uma biografia de Augusto Licks”, jornalista e ex-integrante da banda Engenheiros do Hawaii, entre outras.

“Ele nasceu em Monte Negro, mudou-se para Porto Alegre quando era adolescente e chegou a ir aos Estados Unidos. É um guitarrista que já tocou com vários artistas como Bebeto Alves, Nei Lisboa e Kleiton e Kledir. Também trabalhou como músico de estúdio e produtor, e em 1987, foi convidado para integrar o grupo Engenheiros do Hawaii, quando se tornou nacionalmente conhecido. Foi considerado o melhor guitarrista do Rio Grande do Sul. Saiu da banda em 1993. Também é jornalista, e atuou por muito tempo em uma rádio de Porto Alegre. Era redator/editor de jornalismo esportivo”, contextualiza Mazocco.

Ele conta que sempre acompanhou a banda e encontrou Licks em 2012, no Rio de Janeiro. “Na conversa, propus escrever um livro e ele gostou da ideia, mas disse que não iria falar e que teríamos grande dificuldade, mas acabou falando bastante. Entrevistamos mais de cinquenta pessoas, e ele pediu para inserir a Silvia como coautora, pois ela já tinha um blog sobre ele”, explica o docente, mencionando que muitos o conhecem apenas como guitarrista da Engenheiros do Hawaii, “mas ele já tinha uma carreira artística que antecede isso”.

“A obra é dividida em duas partes – ‘Lado A’ e ‘Lado B’ -, sendo que a Silvia escreveu o primeiro, no qual é abordado desde seu nascimento a até mais ou menos 1987, quando gravou o disco ‘Carecas da Jamaica’, de Nei Lisboa. Fiquei com o ‘Lado B’, que conta desde quando recebeu o convite para entrar na Engenheiros, até os dias atuais. Falo dos bastidores e estúdios. Ele gosta muito da parte de equipamentos, tecnologia e guitarra. Conto quais os instrumentos utilizados por ele e os efeitos usados nas músicas. Inclusive, recomendamos, no livro, para os fãs, que o leiam e escutem as canções, pois falamos dos detalhes que ele fez como guitarrista”, destaca Mazocco.

No “Lado B”, ele também aborda a saída de Licks da banda e o que fez após esse período. “Fazer o livro, de uma maneira geral, foi um desafio, até porque muitos fatos não haviam sido contados de uma forma bem clara, como sua saída da Engenheiros, por exemplo. Nossa responsabilidade foi grande para atingir esse público, principalmente os fãs mais próximos, que queriam ter essa versão, até porque Augusto nunca foi de falar muito em entrevistas, e quando saiu do grupo, não concedeu mais nenhuma que envolvesse o assunto. Ele fala muito pouco com a imprensa, e mesmo assim, não fala da ex-banda”, esclarece.

Além disso, muitas pessoas, segundo o docente, não quiseram conversar com os autores por diversos motivos – “tem gente que sequer queria lembrar principalmente daquela fase da banda. Isso não prejudicou o conteúdo, já que havia muitos documentos. Augusto disponibilizou vários deles, que estão no livro, como o mapa de gravação do disco ‘Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém’, anotações de turnês e outros registros bem interessantes”, destaca.

Mazocco acredita que a obra “é voltada tanto para os fãs de Engenheiros do Hawaii e de Licks e sua carreira, quando para músicos em geral, em especial para guitarristas, visto que há informações técnicas, dosadas, de modo que, para aqueles que gostam de equipamentos, será um prato cheio”.
Um trecho de “Contrapontos: uma biografia de Augusto Licks” pode ser conferido no link https://goo.gl/FyqEnQ. A obra pode ser adquirida pelo site da editora Belas Letras - https://belasletras.com.br.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI