202403281848

Notícias

OAB de Araraquara e curso de Direito da Uniara promovem palestra em celebração ao mês da mulher

Publicado em: 28/02/2019

Em comemoração ao mês da mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB 5ª Subseção Araraquara, a Comissão da Mulher Advogada da 5ª Subseção Araraquara e a coordenadoria de extensão do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara promovem a palestra “Narrativas de mulheres: avanços, recuos e a permanência de um mal-estar no mundo” no dia 12 de março, a partir das 19h30, no Salão Nobre da unidade I da universidade (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

A atividade será ministrada pela psicóloga clínica e professora conteudista/tutora do ensino a distância da Uniara, Andréa Túbero. “Meu propósito foi pensar no mundo contemporâneo no qual estamos inseridas e, a partir da narrativa das mulheres, explanar sobre como é habitar este mundo. Tivemos vários avanços no mercado de trabalho, por exemplo, e hoje as mulheres são mais escolarizadas que os homens, além de haver outras questões que sinalizam avanço em suas vidas”, comenta a palestrante.

Ela aponta, por outro lado, que “algumas permanências, como a de que mulheres que não se casam e não têm filhos têm maiores salários, ao contrário das casadas e com filhos, enquanto homens casados e com filhos ganham bem e acabam dando sustentação à família”. “O mal-estar no mundo é o que quero ouvir das próprias mulheres. Em relação a recuos, seria um equívoco as mulheres terem visibilidade ou estarem na chamada ‘quarta onda’, no feminismo jovem e atuante, que fala de experiências distintas das mulheres trans, lésbicas e indígenas, por exemplo? O propósito é fazer um encontro entre pessoas interessadas e dispostas a conversarem sobre como são essas mulheres que habitam este mundo”, reforça.

Andréa lembra que, atualmente, ao invés de se falar em mulheres, fala-se em gêneros, “para abarcar diferentes experiências, que é o que vou propor para refletirmos”. “O quanto nós nos dispomos a lidar com essa diversidade, politicamente? O que nos une enquanto mulheres? É o mal-estar? A luta? Os avanços ou recuos?”, questiona.

O membro dos cursos de extensão de Direito da Uniara, Fernando Rugno, comenta que todos os anos, tradicionalmente são feitas palestras voltadas a temas ligados à mulher e ao seu destaque na sociedade. “Será mais uma, em parceria com a OAB de Araraquara, em comemoração ao mês da mulher, e de extrema importância, pois será discutido como está a sua posição no mercado de trabalho, nos seus direitos e mesmo nos preconceitos, enfim, será sobre a mulher em relação ao mundo, e isso vai dar uma visão mais crítica de que precisamos cada vez mais caminhar em direção à igualdade”, declara.

O presidente da OAB 5ª Subseção Araraquara e professor/tutor do ensino a distância da Uniara, Tiago Romano, destaca que “no dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, cujas comemorações e eventos de direitos femininos são estendidos por todo mês, com questões que visam a instruir e a conscientizar os operadores do direito e cidadãos sobre a importância da data e da defesa de seus direitos”.

As inscrições devem ser efetuadas na coordenação do curso de Direito da universidade, localizada na unidade I. É solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível na noite do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3336-0703. Detalhes sobre os cursos presenciais e a distância da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI