202404200841

Notícias

Mercado de trabalho para o enfermeiro está em expansão

Publicado em: 26/02/2019

O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem está em expansão, de acordo com a docente do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Aline Natália Domingues, que fala sobre os campos de atuação da carreira e sobre o perfil de quem se interessa por cuidar da saúde das pessoas.

“A categoria tem avançado de modo diversificado, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. Existem quatro grandes dimensões relacionadas ao campo: assistência direta ao paciente, gestão, docência/pesquisa e empreendedorismo, e cada uma envolve uma série de possibilidades”, destaca a professora.

Em relação à primeira dimensão, ela comenta que se trata da contratação do enfermeiro em redes hospitalares, unidades básicas de saúde (postos de saúde), serviços de atendimento móvel de urgência, de atenção domiciliar (home care), de assistência na área de transplantes de órgãos, em serviços especializados em estomaterapia, nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria e geriatria, e no ramo de enfermagem estética.

“Já na área da gestão, o profissional tem a possibilidade de assumir cargos de coordenação nas unidades hospitalares e nas unidades básicas de saúde, em secretarias de saúde do estado/município e em universidades etc. Por sua vez, a docência e a pesquisa representam outra dimensão”, aponta Aline.

A docente comenta que “houve um avanço considerável na formação de enfermeiros mestres e doutores, possibilitando a inserção desse profissional em programas de pesquisa e extensão vinculados às universidades”. “Temos vivenciado, no Brasil, um crescimento significativo dos grupos de pesquisa, com incremento nas investigações de enfermagem e, consequentemente, um aumento da divulgação em periódicos científicos, bem como a qualificação dos pesquisadores e dos periódicos da área”, completa.

A última dimensão mencionada por ela, o empreendedorismo, “é um campo amplo, no qual o enfermeiro pode atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, domicílio, cooperativas - terceirização de mão de obra – e em empresas de desenvolvimento de tecnologia em saúde”.

Atualmente, o movimento em busca da prestação de assistência em saúde com qualidade e segurança, na visão de Aline, “está na linha de frente das discussões políticas e constitui-se um grande desafio para a sociedade e, portanto, para a enfermagem”. “A responsabilidade de um cuidado seguro e de qualidade envolve esforços que contemplam a atualização constante desse profissional de mercado - que seja resolutivo, crítico e reflexivo, norteando os processos de assistência de enfermagem”, diz.

O perfil de uma pessoa que deseja seguir na carreira de enfermeiro contempla, na opinião da docente, ter empatia, saber manter o foco e a atenção, ter senso de liderança e proatividade, saber lidar com as pessoas, ter boa comunicação, trabalhar em equipe, ter controle emocional para lidar em diferentes situações e estar constantemente atualizado. “O enfermeiro é que fica ao lado do paciente 24 horas. É um profissional cuja essência e especificidade consistem no cuidado do ser humano nos âmbitos individual e da comunidade. Dessa forma, existem atribuições e competências que só podem ser desenvolvidas por ele, além de trabalhar interdependente dos outros profissionais e atuar de forma interdisciplinar no cuidado com o paciente. Ele desenvolve atividades de proteção, promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde”, ressalta.

Como nichos e tendências da profissão, ela menciona “cargos de secretários municipais de saúde, representantes de órgãos como a Organização Panamericana de Saúde – OPAS e a Organização Mundial de Saúde - OMS, líderes de grupo de pesquisas, desenvolvedores de softwares e sistemas na área da saúde, e atuantes na parte de simulação, atendimento aeroespacial e até mesmo na NASA”.

Em relação ao futuro, Aline acredita que “a era tecnológica e as inovações na área da saúde poderão substituir as técnicas manuais, porém, o cuidado com o paciente, a empatia e o desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais são exclusivos do ser humano exercendo o cargo de enfermeiro”. “Apesar de a inteligência artificial contemplar infinitos conhecimentos, ainda não temos máquinas com habilidades sentimentais e comportamentais que possam auxiliar os pacientes, visto que atualmente os problemas de ordem de saúde mental e comportamental são os maiores enfrentados em nossa sociedade. E o enfermeiro é esse profissional, habilitado a cuidar do ser humano e a compreender suas necessidades, e a ser resolutivo nos problemas e desafios apresentados, com o intuito de oferecer um cuidado humano, seguro e de qualidade”, reforça.

 

Enfermagem na Uniara

“O curso foi criado no dia 20 de abril de 2000 e, até 2017, formou 538 profissionais que, em sua maioria, atuam nas diversas instituições de saúde na nossa região, no estado e até no país. Recebeu a nota máxima de Enade - 5 - nos anos de 2009, 2010 e, no Exame Nacional do Ensino Superior, recebeu nota 4 na avaliação. A graduação tem o projeto político-pedagógico adequado à missão da instituição de ensino superior, às diretrizes curriculares nacionais e às inovações das diversas áreas do conhecimento”, ressalta Aline.

Ela lembra que muitos ex-alunos foram selecionados para programas de mestrado “em renomadas instituições de ensino, além de terem sido aprovados e bem classificados em vários concursos municipais e federais, e passarem a ocupar cargos de chefia e/ou coordenação de serviços de saúde”.

O ensino da graduação, de acordo com a professora, “é privilegiado pelos diversos cenários em que são realizadas as atividades teórico-práticas e os estágios curriculares e extracurriculares”. “O estudante tem a visão da integralidade e dos cuidados progressivos na rede de serviços do Sistema Único de Saúde, e os campos e as práticas são escolhidos considerando o seu potencial de aprendizagem”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI