202403290652

Pesquisadores da Uniara são coautores de artigo aceito em revista internacional

Publicado em: 04/02/2019

Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane Barud e Guilherme Pacheco, tiveram um artigo aceito para publicação na revista Biomedicine & Pharmacotherapy. Intitulado “Bacterial cellulose membrane associated with red propolis as phytomodulator: improved healing effects in experimental models of diabetes mellitus”, o trabalho, de acordo com Barud, também envolve pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul.

“O estudo tem como temática principal o uso de celulose bacteriana, muito utilizada no tratamento de feridas de difícil cicatrização. No caso, nós a associamos a um tipo especial de própolis, vermelha, encontrada em algumas regiões do Brasil e que tem poder cicatrizante antimicrobiano”, conta Barud.

Ele explica que essa associação “causou um efeito sinérgico e, no artigo, mostramos, em ratos, a diminuição do tempo de cicatrização”. “É um material com potencial para, um dia, até mesmo ser produzido para o mercado”, avalia.

Pacheco acrescenta que a própolis vermelha possui compostos antioxidantes e antibacterianos, e reforça que a associação com a celulose bacteriana permitiu, em ratos diabéticos, o aceleramento do processo de cicatrização de feridas. “Foi um resultado bastante satisfatório”, diz.

Ele lembra que os experimentos ainda estão em fase de teste e, assim como Barud, acredita que “com o projeto levado adiante, há a possibilidade de que, posteriormente, isso seja produzido comercialmente”.

O artigo, segundo Pacheco, deve ser publicado na revista em breve. Detalhes sobre a Biomedicine & Pharmacotherapy estão disponíveis nos links https://goo.gl/UfgVJ6 e https://goo.gl/neudRQ.

Informações sobre o Grupo de Pesquisa em BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.