202404190824

Notícias

Pesquisadora da Uniara é coautora de capítulo de enciclopédia internacional sobre aplicações de polímero

Publicado em: 22/01/2019

A pesquisadora do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Eliane Trovatti, é a autora, ao lado do pesquisador da University of Portsmouth, Eugen Barbu, do capítulo “Biomedicine: Cellulose in”, que faz parte da recém-lançada “Encyclopedia of Polymer Applications, 3 Volume Set”.

“O capítulo aborda o que é celulose e quais são os seus principais derivados, visto que há vários tipos modificados quimicamente. São utilizados principalmente na indústria farmacêutica. Também falamos sobre alguns tipos de celulose modificadas que não estão no mercado – quais os tipos utilizados na área biomédica em geral, e os que têm potencial para entrarem, em breve, nesse mercado”, explica Eliane.

Ela acrescenta que o conteúdo também “mostra a modificação que precisa ser feita na celulose, para que serve o material modificado e que modificações e aplicações são propostas para o uso na área”. “A celulose é uma commodity, disponível no mundo inteiro pelo mesmo preço e com muitas aplicações. Quanto mais tivermos conhecimento sobre esse material, muito abundante no Brasil – a maior empresa produtora de celulose do mundo está hoje aqui –, melhor. É bastante importante o desenvolvimento tecnológico no país baseado nesse material”, ressalta.

A celulose, de acordo com a docente, é muito visada, “e atualmente desenvolvemos somente sua polpa para fazermos papel e guardanapo, mas as empresas multinacionais no Brasil têm procurado fazer parcerias para desenvolverem novos produtos, com outras aplicações. O capítulo ajuda a dar uma base sobre esse direcionamento do nosso país”, diz.

Ter feito parte da publicação foi motivo de alegria para Eliana. “Fiquei muito feliz. O professor Eugen foi convidado para escrever o capítulo e acabou me chamando. Quando eu estava escrevendo, tive muito trabalho, porém, a recompensa vem agora que você vê o livro pronto. A enciclopédia é muito importante para a área de polímeros”, destaca.

Em 2016, Barbu esteve no Brasil e, na Uniara, ministrou o minicurso “Materiais Poliméricos para Aplicação em Liberação de Fármacos” (“Polymeric biomaterials for drug delivery applications”), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da instituição. “O capítulo foi criado a partir dessa interação que tivemos na época, e isso foi algo que me deixou muito contente: é um conteúdo muito interessante, fruto de uma colaboração que, até então, não esperávamos que geraria isso”, comenta Eliana.

Ela informa que a enciclopédia pode ser adquirida via Amazon ou pelo site da editora responsável por seu lançamento, a Taylor & Francis Group. “Em breve, será traduzida e disponibilizada nas bibliotecas das universidades”, finaliza a docente.

Outras informações sobre a “Encyclopedia of Polymer Applications, Vol 3” estão disponíveis no link https://goo.gl/x3yZzD. Detalhes sobre o Laboratório de BioPolMat da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br/biopolmat ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI