202404191510

Notícias

Pesquisador da Uniara é coautor de artigo publicado em revista especializada internacional

Publicado em: 15/01/2019

O pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane Barud, é um dos autores do artigo “Flexible photochromic cellulose triacetate based bionanocomposites modified with sol-gel synthesized V2O5 nanoparticles”, publicado recentemente na revista especializada internacional Carbohydrate Polymers. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://goo.gl/XD44nb.

“O estudo envolve o uso de um biopolímero, o acetato de celulose, usado, por exemplo, em folhas antigas de transparência, e muito utilizado como filtro para hemodiálise. É um polímero plástico, porém natural, derivado da celulose. Nele, inserimos uma partícula para formar um material fotocrômico, ou seja, quando uma radiação ultravioleta, por exemplo, é incidida nesse material, ele muda de cor e posteriormente volta à original”, explica Barud.

Ele destaca que o projeto “seria interessante, por exemplo, como um sensor para controlar a dosagem de radiação ultravioleta, em formato de uma pulseira funcional para crianças”. “Elas ficariam com essa fita no sol e, quando ocorresse a mudança de cor no objeto, indicaria que deveriam sair da exposição solar, e esse filme voltaria à sua cor anterior”, esclarece.

O artigo, de acordo com Barud, envolve uma colaboração internacional de pesquisadores da Universidade do País Basco – as professoras Junkal Gutierrez e Agnieszka Tercjaka, além do aluno de doutorado Joseba Gomez Hermoso de Mendoza -, todos autores do conteúdo.

Informações sobre o Laboratório de BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI