Notícias

Criatividade e comunicação são temas do Uniara Experience

Publicado em: 15/01/2019

Criatividade e comunicação foram as pautas do “Uniara Experience”, realizado nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, na unidade I da Universidade de Araraquara. O evento, promovido pelo Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da instituição, contou com explanações do VP de Criação da Geometry Global, Carlos Silvério, e do chefe de Jornalismo da Record News e especialista em Gestão de Pessoas, Rafael Cristofoletti.

A chefe do Departamento de CHS, Eduarda Escila Ferreira Lopes, abriu a noite dando as boas-vindas aos presentes. “Tivemos a ideia de realizar, já no meio de janeiro, o primeiro evento do ano. É uma nova experiência, com a qual quisemos reforçar o mercado de comunicação. Os quatro cursos da Uniara envolvidos – Jornalismo, Design Digital, Design de Moda e Publicidade e Propaganda -, são muito importantes para a universidade e, por meio desse encontro, é preciso destacar a criatividade, o planejamento e a aptidão envolvidos em cada um deles, para levar à sociedade novos conteúdos”, disse.

Em seguida, Silvério ministrou a palestra “Criatividade do Brasileiro”. “A intenção foi tentar demonstrar o que é verdade, e não apenas mito, sobre a criatividade do nosso povo. Apresentei uma série de motivos pelos quais temos várias singularidades como característica, o que forja a matriz criativa do país”, explicou o convidado.

Ele comenta que, “como profissional de criação, conhecendo vários outros daqui, nessa área, que vão trabalhar em outros países - que também são centros de excelência -, quando chegam lá, o pessoal se surpreende com a criatividade de nossos profissionais, uma referência global”. “Além disso, existem os festivais de comunicação, onde o Brasil sempre fica entre os três mais bem colocados - isso quando não é o mais bem ranqueado em um determinado ano, o que já aconteceu várias vezes”, destacou.

Após a palestra, foi a vez de Cristofoletti falar sobre os profissionais da atualidade e traçar um panorama da comunicação. “A intenção foi explanar sobre minha experiência em sistema de gestão e sobre a atual situação, abrangendo o quanto as mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e, principalmente, tecnológicas vêm influenciando a relação entre empregados e empregadores, visto que nunca houve tanto ‘ruído’ nessa relação como hoje em dia. Quis passar isso para que conseguíssemos gerar muita reflexão e um bate-papo com os presentes”, detalhou.

Segundo ele, é possível dizer que “vivemos na era do conhecimento e da informação, e temos alguns conceitos que são muito falados, como as questões da inteligência artificial, dos algoritmos e da distância que não existe mais entre as pessoas, o que envolve os meios tecnológicos, que facilitam todo esse processo”. “Vemos diferenciação na forma de se consumir. No meu caso, que trabalho com televisão, temos a concorrência com o streaming/a internet. Temos a tecnologia facilitando o acesso à informação. Embora não ouse dizer o que será do futuro, o que tenho como suspeita é que a função da comunicação, seja no marketing, no jornalismo ou em qualquer situação, será muito importante ou ainda mais, no futuro, porém, a diferença é que nós nos adaptaremos a essas novas tecnologias que estão surgindo”, finalizou.

Após as explanações, o público pode conversar com os convidados e esclarecer suas dúvidas.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /