202404261357

Notícias

Uniara adota o Google for Education em seu sistema de ensino

Publicado em: 15/01/2019

A Universidade de Araraquara – Uniara adotou recentemente o método Google for Education em seu sistema de ensino. A novidade, de acordo com o chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT da universidade, Eduardo Rois Morales Alves, deve ser colocada em prática já no início das aulas deste ano para os cursos de Administração e Odontologia, e possivelmente para os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM e em Engenharia de Produção da instituição, sendo que, em breve, também esteja disponível para demais graduações e pós-graduações da Uniara.

“É uma iniciativa do Google de apoio à educação, em todos os níveis, uma contribuição na qual são organizados alguns de seus aplicativos mais famosos, como o Google Drive, o Google Apresentações, o Planilhas Google e o Formulários Google, por exemplo, para o ensino”, explica Alves.

Ele destaca que, juntamente com esses aplicativos, que qualquer pessoa com conta no Google pode acessar, junta-se o Class Room, “um aplicativo de administração de sala de aula”. “A gestão de todos eles permite uma dinâmica de aula inovadora, no sentido de incrementá-la com interatividade por meio de questionários, análise de textos, realização de trabalhos individuais ou em grupo e correção pelo professor, tudo de forma online”, detalha.

É uma série de atributos que, além de trazer essa interatividade, “gera agilidade e tira o aluno da passividade da aula discursiva, onde o professor explana na frente da sala e ele recebe o conteúdo”. “Esses aplicativos proporcionam a adoção de novas metodologias de ensino, chamadas ativas, que abrangem o conceito de sala de aula invertida, onde o estudante é protagonista do processo de ensino e aprendizagem”, diz.

Outra vantagem é que, “quando adotamos esse sistema, o aluno, o funcionário e o professor ganham um e-mail com o nome da Uniara e, no caso do estudante, mesmo depois que se formar, terá espaço ilimitado no Google Drive e esse e-mail até o final de sua vida”. “São diferenciais, armazenados na nuvem, sem custos”, comenta o professor.

Alves reforça que o Google for Education está sendo implantado nos cursos de Administração e Odontologia, e já deve começar também no PPGB/MRQM e em Engenharia de Produção. “A ideia é que, até o segundo semestre de 2019, todos os cursos da Uniara contem com a adoção das ferramentas do Google for Education, sendo que, isoladamente, algumas disciplinas de outros cursos de todos os departamentos da Uniara também já adotarão essa tecnologia”, finaliza.

Informações sobre as graduações e pós-graduações da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI