202404200656

Notícias

Psicóloga do COP da Uniara dá sugestões para se fazer provas de vestibular com confiança

Publicado em: 10/01/2019

A Universidade de Araraquara – Uniara promove um processo seletivo para seus cursos, exceto para o de Medicina, neste sábado, dia 12 de janeiro, das 14h às 15h30, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Para se fazer uma prova, de modo geral, com tranquilidade, a psicóloga do Centro de Orientação Profissional – COP e professora da universidade, Ana Maria Logatti Tositto, dá dicas para o vestibulando nesse momento, que pode ser crucial para sua futura carreira profissional.

“Apesar da vontade de ingressar na universidade, o candidato pode ser vítima de um certo desânimo nos últimos dias. Por isso, o esforço deve ser redobrado. Não é hora de descansar, mas de encarar as provas. o estudante precisa reunir energia para planejar o estudo certo, buscando preparos físico e emocional para chegar confiante. Selecione os conteúdos mais cobrados dentro de cada disciplina”, recomenda a docente.

Quando o assunto é memorização, sua dica é prender a respiração por dez segundos e soltar o ar lentamente, além de cuidar da alimentação e hidratação. “Algumas vitaminas, que são essenciais para o funcionamento apropriado da memória, podem ser encontradas em vegetais, frutas, pães e cereais. A água ajuda a manter o bom funcionamento dos sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas”, explica.

O descanso do cérebro, durante um bom sono, também é fundamental. “Nesse período, ele se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. Quando deitamos cedo, entre 21h30 e 22h30, o sono é mais tranquilo e reparador. Mas não se esqueça do despertador. Dormir menos do que oito horas pode ser insuficiente, e dormir mais do que isso poderá deixá-lo com uma sensação de desconforto”, afirma Ana Maria.

No momento da prova, a psicóloga aponta que o enunciado deve ser lido, no mínimo, duas vezes, com muita atenção. “Só assim você será capaz de assimilar todas as informações. Porém, cuidado com o tempo, o ideal é que você leia a primeira questão: se sabe, resolva-a, se não souber, passe para a segunda e assim por diante. Ao final, volte às questões que você não resolveu”, aconselha.

Usar todo o tempo disponível é uma boa tática, na opinião da docente. “Divida o número de questões pelo tempo da prova. Assim, você terá uma ideia de quanto tempo dispõe para cada uma delas. Para ajudar a relaxar, pode massagear suavemente, com os dedos indicador e médio, as laterais dos olhos e o espaço entre as sobrancelhas. Ao mesmo tempo, respire profundamente. O nervosismo e o fato de ficar com a cabeça inclinada sobre as provas podem provocar pontos de tensão, principalmente na nuca e nos ombros. Caso sinta essas regiões enrijecidas, pare por alguns segundos e faça exercícios de relaxamento”, finaliza Ana Maria.

 

Processo seletivo da Uniara

É possível verificar a disponibilidade de outras datas de prova da instituição pelo telefone 0800 55 65 88 ou pelo Whatsapp (16) 99772-8548. A lista de opções oferecidas e outras informações estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/vestibular ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI