202403282003

Notícias

Exposição do presépio da Uniara termina neste sábado, dia 22

Publicado em: 18/12/2018

A exposição do presépio da Universidade de Araraquara – Uniara termina às 12h deste sábado, dia 22 de dezembro. Até a sexta-feira, dia 21, a visitação poderá ser realizada das 8h às 21h30. A atração, exposta na unidade I da instituição (rua Voluntários da Pátria, 1209, no Centro), teve sua abertura oficial no dia 30 de novembro.

A obra é um projeto do professor José Maria Esmerald de Arruda (in memorian), pai da coordenadora do Centro de Orientação Profissional – COP da universidade, Lina Arruda Mauro. Ela conta que seu pai, quando tinha sete anos, ganhou de presente um pequeno presépio. “Ele ficou tão encantado que, desde então, começou a montar outros. O tempo passou, ele tornou-se professor de história e tinha muitas ilustrações sobre esse tema. Depois que se aposentou, começou a fazer mais peças e o tamanho do presépio foi aumentando”, relembra.

Lina recorda-se que, em 1995, o presépio foi doado ao Centro de Artes da Uniara. “Ele foi montado até 2004, mas depois não foi mais possível por diversas razões. Então, em 2017, o reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, pediu ao inspetor de alunos Adilson Machioni que restaurasse a obra, já bastante desgastada pelo tempo. Ele fez um trabalho maravilhoso. Tem muita história e muita vida nesse presépio”, revela, emocionada.

Machioni explica que cerca de 80% do presépio, que tem 5m x 2m e é composto por cerca de 330 peças, estava destruído, “mas fiz a restauração”. “Já a pintura foi refeita em 100% das peças e o tempo, até a montagem final, levou cerca de cinco meses. O maior desafio foi a restauração do Templo de Salomão, que estava completamente destruído. Precisei procurar os pedaços e montá-los como se fosse um quebra-cabeça”, destaca.

Ver a obra restaurada por suas mãos traz muita satisfação para o inspetor. “É uma alegria muito grande, pois além de ser parte de um arquivo de família, é uma emoção, porque relata o nascimento de Cristo”, finaliza.

Mais informações sobre a visitação ao presépio da Uniara podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7100.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI