Notícias

Liga acadêmica do curso de Medicina da Uniara promove simulação de atendimento ao politraumatizado

Publicado em: 11/12/2018

A Liga Acadêmica de Urgência, Emergência e Trauma – LAUET do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara promoveu, em conjunto com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Matão, uma Simulação de Atendimento ao Politraumatizado no último sábado, dia 8 de dezembro, no município matonense.

O estudando do nono semestre de Medicina da Uniara e coordenador da Liga, Emílio Bolzani, conta que “os alunos realizaram, em um período de quatro semanas, treinamentos relacionados ao atendimento médico pré-hospitalar, desenvolvendo habilidades como retirada do paciente com KED, retirada rápida do paciente com manobra de Hallteck, pranchamento, rolamento em bloco, manejo da via aérea e colar cervical, ABCDE do trauma e manobras de ressuscitação cardiopulmonar na parada cardiorrespiratória”.

De acordo com ele, a simulação teve quatro cenários diferentes, “em que quatro integrantes da Liga se passaram por médicos socorristas e outros quatro por vítimas, interpretando o paciente gravemente ferido”. “Cada aluno socorrista tinha uma equipe composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor do veículo, os quais, em conjunto, realizaram o atendimento inicial as respectivas vítimas”, afirma.

Bolzani explica que “o evento teve o objetivo de elucidar para comunidade como ocorre o atendimento ideal da equipe do SAMU, e mostrar a importância de acionar o serviço o mais rapidamente possível”. “Com isso, os alunos participantes puderam aprender várias habilidades médicas do atendimento ao paciente grave, que são importantes para sua vida acadêmica e como profissional médico”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /