202403280916

Notícias

Biomaker Battle, da Uniara e da Biominas, visa a cultura do empreendedorismo das pesquisas

Publicado em: 11/12/2018

A Biominas Brasil, em parceria estratégica com o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos – NIDPBio da Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, promoveu o “Biomaker Battle – Edição Araraquara”. O evento foi realizado na sexta-feira, dia 7 de dezembro, na unidade II da Uniara.

De acordo com a coordenadora do NIDPBio, Creusa Sayuri Tahara Amaral, os inscritos foram divididos em grupos e “cada equipe foi desafiada a propor um produto/serviço/processo que seja inovador nas áreas de Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Meio Ambiente e Agronegócio”.

O termo “Biomaker”, de acordo com a docente, foi criado “em uma clara referência ao Movimento Maker”. “É a versão tecnológica da cultura ‘Faça Você Mesmo’ – ‘Do It Yourself’ -, que tem em sua base a convicção de que qualquer pessoa pode criar, construir, fabricar e encontrar soluções para consertar coisas simples do dia a dia, ou até mesmo resolver grandes problemas do mundo atual. O prefixo ‘Bio’ faz alusão à área de Ciências da Vida”, explica.

A Biominas Brasil, segundo ela, “acredita que os pesquisadores, por natureza, são dotados do espírito ‘Maker’ e, nesse sentido, o propósito do ‘Biomaker Battle’ é empoderá-los, dando novo sentido e protagonismo ao seu trabalho científico”.

O analista de empreendedorismo da Biominas, Gustavo Furegato Pedreira de Freitas, conta que “o ‘Biomaker’ é um programa de educação empreendedora, uma competição para criação e desenvolvimento de negócios na área de ciências da vida”. “A iniciativa visou a ajudar os participantes a entender como tirar essas pesquisas e ideias do papel e realmente transformá-las em um produto ou negócio aplicado no mercado”, explica.

Creusa ressalta que “a atividade foi uma pequena amostra do que os profissionais podem encontrar no mercado, porém de uma maneira mais valiosa, porque as empresas que são geradas a partir desse tipo de movimento são empresas inovadoras, elas têm uma característica de trazer tecnologia muito maior. Para a universidade isso é um ganho enorme, pois o aluno tem a perspectiva, não só de se formar em um bom curso, mas também de ser o dono da sua própria empresa”, finaliza.

Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br. Detalhes sobre a Biominas Brasil estão disponíveis no link biominas.org.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI