202404242139

Notícias

PPG-DTMA da Uniara tem sua primeira defesa de doutorado

Publicado em: 28/11/2018

Na última sexta-feira, dia 23 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara teve sua primeira tese de doutorado defendida. “Educação a distância: contribuições da modalidade para o desenvolvimento territorial por meio da capacidade empreendedora” foi defendida pelo aluno Ricardo Arruda Mauro e orientado pela professora Janaína Florinda Ferri Cintrão, na unidade I da universidade.

“Foi uma pesquisa realizada com egressos de pós-graduação a distância da Uniara, concluintes do período entre 2011 e 2016. O objetivo central foi verificar se ocorreu aumento da capacidade empreendedora após a conclusão dos cursos”, explica Mauro.

Ele conta que, em um primeiro momento, verificou-se que mais de 50% dos entrevistados tiveram sua capacidade empreendedora ampliada. “A pesquisa foi baseada em dez atributos que caracterizam o perfil de um empreendedor, como a criatividade, a capacidade de aproveitar as potencialidades, de correr riscos, de aproveitar as oportunidades, de inovar etc”, detalha.

Com o resultado, em uma segunda fase de seu estudo, Mauro lembra que buscou-se saber como os ex-estudantes estão colocando em prática essas habilidades. “Nessa verificação, foi levado em consideração um conceito bem importante, o da sustentabilidade. Para que ocorra o desenvolvimento territorial, é necessário ter esse olhar, nas dimensões econômica, social, cultural, política e ambiental. Nessa segunda parte, portanto, foi constatado que essas pessoas conseguiram colocar em prática essas habilidades, em seus territórios, ou seja, ocorreu a contribuição, por meio do empreendedorismo, para o desenvolvimento territorial”, destaca.

Ele ressalta que seu trabalho é inédito e “tem bastante relevância social, visto que alguns autores, na teoria, apontam que o desenvolvimento territorial é uma alternativa para o desenvolvimento de uma nação, sob a ótica da sustentabilidade”. “A educação a distância, que está em pleno crescimento, torna-se muito importante para um país tão extenso quanto o Brasil, e com uma necessidade de desenvolvimento muito grande de formação de pessoas”, diz.

Em seu projeto, Mauro reforça que foi possível “‘linkar’ a importância da educação a distância e do empreendedorismo em um processo de desenvolvimento territorial”. “São três linhas teóricas que se cruzaram e que podem contribuir para outras pesquisas, para que ocorra, tanto para o governo quanto para empresas e para a sociedade, a necessidade de se pensar alternativas para promover o desenvolvimento”, declara.

Ser o primeiro aluno a defender uma tese de doutorado no PPG-DTMA da Uniara é motivo de orgulho para ele. “É o momento mais importante da minha vida acadêmica, que demandou bastante estudo. Isso ajudou em minha formação e para a minha visão. A próxima etapa é usar o conhecimento adquirido por meio de publicações de artigos, e de um livro nos próximos meses, da tese completa, para que o conteúdo seja difundido para o máximo de pessoas possível. É o papel social da educação e da ciência”, comenta.

Para Janaína, que orientou o estudo, a primeira defesa de doutorado do Programa representa um marco, “visto que é o final de quatro longos anos de pesquisa”. “Para o doutorado, é necessária uma grande dedicação, que o aluno mostrou, de maneira organizada. Ele coletou os dados de uma forma muito bem elaborada, e mostrou-se de grande brilhantismo, o que veio ao encontro de nossa contribuição, tanto para o Programa, que se consolidou, quanto para a Uniara. Além de ter sido um prazer, para mim, foi uma grande honra ser orientadora da primeira defesa”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI