202404252229

Notícias

Produtor audiovisual do NEAD da Uniara exibe dois filmes na Mostra Wallace nesta quarta, dia 28

Publicado em: 27/11/2018

O cineasta e produtor audiovisual do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Bonini, exibirá dois filmes de sua autoria na Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, a partir das 19h, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac (rua João Gurgel, 1935, no Carmo). Em seguida, o diretor participará de um bate-papo com o público.

Uma das obras, intitulada “Passagem”, foi produzida em 2017. “É um filme experimental, sensorial, pensado como instalação especificamente para o projeto ‘Coletivo Brasil 2017’, em Portugal. Ele expressa uma relação transeunte entre o inconsciente e a consciência do ser humano quando resquícios de memória, de forma translúcida, personificam uma imagem que simboliza a natureza em um curto espaço de tempo, que transcende a lucidez da mente. Sua trajetória é uma metáfora do equilíbrio universal”, explica Bonini.

Já em relação ao curta-metragem “Frente a frente”, ele conta que se trata de uma ficção do gênero horror. “É um drama realista baseado em uma história real. Esse filme surgiu por meio de uma conversa, como produção de um material, para o amigo Eduardo Pires, o ator principal, ter um trabalho cinematográfico para ingressar em um curso profissional de artes cênicas em Londres. A produção foi realizada em meio período por uma equipe formada por amigos. A sinopse: um amor, um mecânico, uma desilusão. O que você faria se não tivesse mais nada a perder? Cansado da rotina e da pena imposta pela solidão, um homem lida frente a frente com seus sentimentos mais profundos e suas ações irreversíveis”, detalha.

Bonini comenta que “estamos vivenciando um período de mudanças no mercado audiovisual, onde existe uma dualidade entre o espaço da sala de cinema e o streaming”. “Festivais e mostras independentes são uma área que enriquece e potencializa a arte visual como um todo, principalmente em um cenário que envolve produções e realizadores independentes como eu e minha produtora, pois é fora do que chamamos eixo Rio/São Paulo, onde se concentra o nicho cultural do audiovisual”, reflete.

A Mostra Wallace, de acordo com o diretor, é um dos meios que ele valoriza muito no país. “É um incentivo do nosso município para fomentar a produção do interior. Como realizador e morador de Araraquara, é muito gratificante poder exibi-los aqui. Esses filmes percorreram outros estados e países, e estar em seu território e debater sobre os assuntos abordados nas obras, em um programa que envolve exibição, oficinas e bate-papo, é incrível! Cinema é uma arte coletiva e, como permite um acesso gratuito, fortalece esse compartilhamento cultural”, finaliza.

Informações sobre o ensino a distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/uniaraonline ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI