202404261122

Notícias

Docente do PPG-PEGI da Uniara palestra sobre educação básica e gestão da escola pública no 26º SemiEdu, no Mato Grosso

Publicado em: 12/11/2018

A professora do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – PPG-PEGI - Mestrado Profissional na área de Educação da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Maria Falsarella, participou, como palestrante, do “26º Seminário em Educação – SemiEdu”, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT entre os dias 4 e 7 de novembro, no campus de Cuiabá.

“O tema foi ‘Educação básica e gestão da escola pública’. A apresentação teve por objetivo discutir a gestão da escola básica pública sobre questões referentes a autonomia, democratização do ensino e construção de espaços de formação continuada. Analisei o discurso oficial disseminado pelas políticas educacionais e as contradições observadas quando de sua efetivação. Destaquei a forma centralizadora de implementação de programas educacionais no Brasil, bem como a inexistência de integração entre as esferas públicas afeitas à educação, o que são empecilhos ao exercício da gestão”, relata a docente.

Ela conta que foi diretora de escola pública por dez anos e trabalhou com formação de gestores e professores. “Vejo muitas contradições de um discurso que quer fazer a cabeça dos profissionais da educação e de uma prática que não possibilita isso. Abordei como esse discurso da autonomia da escola, como a formação continuada, é impedido pelas próprias instâncias superiores”, explica.

O convite para participar do SemiEdu, de acordo com Ana Maria, foi feito pela coordenadora da organização do evento, a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Filomena Maria de Arruda Monteiro.

Informações sobre o PPG-PEGI da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI