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Equipe gestora e formação docente são temas abordados em seminário de integração, na Uniara

Publicado em: 09/11/2018

A professora do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino Gestão e Inovação – PPG-PEGI - Mestrado Profissional na área de Educação da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Maria Falsarella, abordou a equipe gestora e a formação docente no seminário de integração promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da instituição. O evento foi realizado nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, na unidade I da Uniara.

“O tema é sobre qual é a função da equipe gestora da escola na formação continuada dos professores. Pesquisei, com docentes, como foi o curso de formação inicial nas universidades. Tem sido dada muita ênfase na questão da formação continuada ministrada na escola, e de que a tarefa ficaria a cargo de sua equipe gestora. Assim, fui a quatro escolas do ensino fundamental – primeiro ao quinto ano –, entrevistei seus gestores – diretor e coordenador pedagógico – e apliquei um questionário em dez docentes de cada uma”, explica Ana Maria.

Em cima desse trabalho, “foi possível concluir que muita coisa do discurso educacional não acontece”. “Por exemplo, a equipe gestora, muitas vezes, se resume ao diretor, ou diretor e coordenador pedagógico, ou ainda ao diretor, assistente de direção e coordenador pedagógico, nas escolas maiores. Nem sempre a ideia de equipe significa trabalho conjunto, de modo que, às vezes, você tem ‘duas escolas’ dentro de uma mesma, dependendo de quem fica em cada período”, aponta.

Na avaliação de Ana Maria, “o trabalho do coordenador pedagógico está muito desvirtuado, pois é ele quem repassa as orientações da Secretaria da Educação, e também é a pessoa que faz as cobranças”. “É difícil a escola ter autonomia, iniciativa e criatividade no que faz, pois muita coisa é imposta”, comenta.

A solução, em sua opinião, seria dar mais oportunidade à escola, “de modo que os profissionais que lá trabalham tivessem mais autonomia para pensarem nos seus projetos em cima de suas demandas. “O que vemos hoje é como se fosse um projeto pedagógico que as secretarias, em instância federal, entregam pronto. Isso entra em contradição com a liberdade de ensino prevista na Constituição, com a autonomia da escola, que conta na Lei de Diretrizes e Bases. O espaço que a escola tem para planejar suas coisas é muito pequeno, pois recebem ‘pacotes’. Assim, as reuniões, que poderiam servir para estudo, acabam sendo de repasse de informações”, finaliza.

O seminário de integração fez parte da programação do “XIII Congresso de Iniciação Científica – CIC” da Uniara. Informações sobre o PPG-PEGI e o PPG-DTMA da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

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