202404182212

Notícias

Curso de Medicina da Uniara dá início ao I COMEA e ao XI SIMED

Publicado em: 22/10/2018

O curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara deu início, nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, ao “I Congresso Médico Acadêmico – COMEA” e ao “XI Seminário de Integração da Medicina – SIMED”. Composto por minicursos, palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos acadêmicos, os eventos serão realizados até a sexta-feira, dia 26, nas unidades I e II da instituição, e no Gran Hotel Morada do Sol.

“Neste ano, serão duas atividades concomitantes. O SIMED é um evento acadêmico de integração dos alunos da graduação, que tem como objetivo estimular e desenvolver o contato com o processo e pensamento científicos, aprimorando sua formação. Já com a finalidade de aprimorar o processo de ensino, a coordenação do curso organizou o COMEA, um congresso médico acadêmico que visa a aperfeiçoar conhecimentos curriculares abordados durante a graduação e o conhecimento extracurricular atual, pertinentes e de grande interesse da área da saúde, além de estimular a difusão da produção científica e sua extensão por meio de ações sociais, e mostrar a necessidade permanente de atualização e ampliação do conhecimento e da troca de experiências com profissionais médicos e da área da saúde”, explica o professor responsável pelas atividades, Luiz Roberto Basso Junior.

Ele menciona que os eventos contam com cinco minicursos destinados aos alunos dos quatro primeiros anos da graduação, ministrados nesta segunda e terça-feira, dias 22 e 23. “São eles: ‘Reanimação Cardiopulmonar’, ‘Coleta de sangue periférico’, ‘Atendimento à vítima de trauma’, ‘Bioinformática’ e ‘Punção Intra-óssea’”, completa.

Um número maior de cursos é oferecido em 2018, em relação ao SIMED do último ano, segundo o professor. “E também estamos destinando, em nossa programação – na tarde do dia 24 -, um momento para o Diretório Acadêmico e para as ligas acadêmicas do curso, com foco em permitir maior integração entre os alunos e as atividades desenvolvidas por eles no decorrer da graduação, procurando estar atentos às necessidades de sua formação”, frisa.

Ao todo, Basso Junior destaca que 77 trabalhos foram inscritos, sendo cinquenta projetos de Iniciação Científica - IC, 26 revisões bibliográficas e um relato de caso. “Mais da metade de todos eles estão relacionados à área de saúde pública. São projetos sobre epidemiologia de doenças infeciosas, metabolismo, política pública de saúde e aspectos e perfis sociais da comunidade”, detalha.

Para finalizar, além da realização do “I COMEA”, outra novidade é que, de acordo com o professor, devido à qualidade e ao número crescente de trabalhos de IC que têm sido apresentados em congressos regionais, nacionais e internacionais, foi criado o prêmio Edmundo Juarez, “que se destina aos melhores trabalhos de pesquisa apresentados no COMEA, com o objetivo de reconhecer a qualidade das pesquisas e estimular os estudantes na construção do conhecimento”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI