202403281459

Notícias

Aluna de Fisioterapia da Uniara apresenta trabalho no V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional

Publicado em: 18/10/2018

No dia 13 de outubro, a estudante do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Caroline de Souza Briganti, apresentou o trabalho “Protocolo de exercícios fisioterapêuticos para pacientes tetraplégicos e paraplégicos”, desenvolvido juntamente com as alunas Luana Cristina Dinato e Mariane Cristine Frigere, sob orientação da professora da graduação, Ana Cláudia Nunciato, e coorientação da professora Daniela Aparecida Benite, no “V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional – COBRAFIN”, em Florianópolis, Santa Catarina.

“O objetivo da pesquisa foi criar um protocolo fisioterapêutico para indivíduos tetraplégicos e paraplégicos com recente lesão da medula, com o qual pudéssemos trabalhar, por meio de exercícios fisioterapêuticos aprendidos durante a graduação, por dez meses com o paciente, e mais quatro meses de acompanhamento para promover sua melhora funcional e qualidade de vida”, explica Caroline, detalhando que o estudo contou com um paciente de 27 anos, do sexo masculino, com lesão da medula espinhal por trauma na cervical, que chegou com diagnóstico médico de tetraplegia, em março de 2017.

Como conclusão do estudo, ela aponta que o protocolo fisioterapêutico proposto “foi eficaz e promoveu mais qualidade de vida do paciente, juntamente com sua melhora da funcionalidade, já que ele começou o tratamento de cadeira de rodas e dependente de familiares para suas atividades de vida diária e, ao longo de catorze meses, passou a andar – hoje, sem dispositivo que o auxiliaria nessa tarefa -, sendo totalmente funcional e independente”.

Caroline ressalta que esse tipo de lesão não tem uma incidência alta na cidade, “mas por acontecer com mais frequência em jovens, deixa sequelas que os incapacitam e os tornam dependentes de suas atividades de vida diária, diminuindo sua qualidade de vida”.

Apresentar o trabalho no “V COBRAFIN” representou, na visão da estudante, a importância que o projeto tem para a sociedade. “Além disso, estar perto de pessoas de extrema importância para a pesquisa neurofuncional, que utilizamos na bibliografia do projeto, é de imensa honra e satisfação. Eu me senti feliz por ter a oportunidade de viajar para Florianópolis e participar de um congresso brasileiro com influências internacionais, o que motiva a excelência da fisioterapia”, declara.

Ana Claudia Nunciato, que orientou o estudo, lembra que se trata de um trabalho de iniciação científica que foi contemplado com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp, e reforça que, para o desenvolvimento do protocolo, as autoras aprenderam todos os exercícios de fisioterapia na universidade, “ou seja, não precisaram fazer cursos extras para aprenderem a desenvolver essas atividades”.

“Percebemos que houve uma resposta bem interessante, sendo que o paciente tinha muita dificuldade inicial. Ele não andava, e agora, passou a desenvolver a marcha, a andar. Por conta da lesão, que não foi tão extensa, mas que causou algumas sequelas, ainda permitiu que andasse”, ressalta.

Ver suas orientandas apresentando o estudo no congresso “foi uma felicidade muito grande”. “É uma sensação boa de ver a pesquisa sendo bem desenvolvida e representada”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI