Notícias

Notícias falsas e credibilidade são tema de palestra do Ciclo de Estudos de Jornalismo da Uniara

Publicado em: 17/10/2018

Na última segunda-feira, dia 15 de outubro, Francisco Holfsen Belda ministrou a palestra “Projeto Credibilidade: Jornalismo e Democracia” no “Ciclo de Estudos de Jornalismo” da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade foi realizada na unidade I da instituição.

“Jornalista, professor, gestor e empreendedor, o multiprofissional Belda falou sobre notícias falsas e a crise de credibilidade do jornalismo contemporâneo. O bate-papo foi super ativo, com dezenas de dados e informações novíssimas, apresentadas para nossos alunos e professores”, relata a coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi.

Ela conta que, na ocasião, o convidado apresentou o “Projeto Credibilidade”, “que tem uma dupla missão: refletir sobre a fragmentação da narrativa noticiosa no ambiente digital e desenvolver ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo digital confiável e de qualidade”. “Essas contribuições se organizam em torno de dois instrumentos principais, sendo o primeiro um protocolo de indicadores a serem implementados por veículos de jornalismo profissional, de modo a sinalizar atributos de credibilidade da notícia, e o segundo é o Manual da Credibilidade Jornalística, publicação online que se destina a jornalistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados na relação entre jornalismo e democracia”, explica.

Os interessados podem acessar o “Projeto Credibilidade” pelo endereço www.credibilidade.org.
O “Ciclo de Estudos de Jornalismo” da Uniara teve início no dia 25 de setembro, com a palestra “Livro-Reportagem: da ideia à publicação”, ministrada pelos egressos Cássio Carrara e David Liesenberg, ambos autores de livros lançados recentemente.

Já a última palestra do evento, intitulada “Um novo jeito de fazer bom jornalismo”, será proferida pela jornalista Denise Casatti no dia 24 de outubro, às 19h20, no auditório 4 da unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail jornalismo@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /