202403281155

Notícias

Biotenologia da Uniara promove minicurso gratuito sobre princípios, técnicas e aplicações

Publicado em: 17/10/2018

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promove o minicurso gratuito “Princípios, técnicas e aplicações” a partir do dia 24 de outubro, com aulas sempre às quartas-feiras, das 15h às 17h, na unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro). A oportunidade é oferecida a quaisquer interessados. As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail cecpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348, onde é possível obter mais informações sobre a atividade, programada para terminar no dia 28 de novembro.

“Quando falamos em biotecnologia nas universidades - e no Brasil, em geral -, a grande maioria está voltada à agroindústria. No nosso caso, ela é voltada à saúde, o que é bastante inovador, não somente na Uniara, mas também em todo o país. Assim, a proposta específica do minicurso é trazer para os alunos conceitos básicos dentro da área de biotecnologia na saúde, pois eles precisam desse conteúdo para entenderem as evoluções dentro de cada uma de suas áreas”, explica uma das responsáveis pela atividade, Eliane Trovatti.

Ela conta que serão abordados os conceitos, o desenvolvimento e a aplicação de proteínas terapêuticas, “ou seja, biofármacos – moléculas produzidas de maneira biotecnológica, utilizadas na área da saúde”. “Normalmente, esses biofármacos são muito caros, e essa é uma tecnologia importada, trazida por multinacionais. Sentimos a necessidade de dar um suporte para os estudantes, que poderão ter um campo de trabalho no Brasil, voltado ao desenvolvimento e à produção desses produtos”, aponta.

Outro tópico mencionado pela docente é o uso de terapia a laser para tratamentos da saúde. “É uma alternativa para tratamentos paliativos. Vamos mostrar a importância do desenvolvimento de biomateriais para suportar o crescimento celular, e seu comportamento durante o processo. Isso é importante para se desenvolver próteses temporárias”, destaca.

O desenvolvimento de fármacos baseados em complexos metálicos também fará parte da programação, segundo Eliane. “Existe muita pesquisa nessa área porque são fármacos eficientes, que têm uma aplicação em diversas áreas, entre elas, a antitumoral”, comenta.

Para finalizar a atividade, a professora revela que o empreendedorismo também será abordado no minicurso. “Vamos mostrar como os estudantes desenvolverão isso, relacionado a produtos e tecnologias inovadores, e como isso vai chegar ao mercado”, completa.

Eliane frisa que “a interdisciplinaridade é uma demanda na área da saúde, pois precisamos, por exemplo, de softwares para desenvolver modelos, estudar a estatística de epidemiologia e a eficiência do tratamento proposto, e de dispositivos, feitos por engenheiros”. “Muitas vezes, em uma universidade, o pessoal da área da saúde não ‘conversa’ com os da área de informática, de engenharias ou de outras, para o desenvolvimento de produtos. Existe todo um sistema integrado e, por isso, precisamos dessas ouras áreas. Logo, seria interessante para estudantes de diversas delas, por exemplo, fazerem esse minicurso”, finaliza.

Além de Eliane, os outros responsáveis pelo minicurso são os professores Mônica Yema, Hernane Barud, Antonio Carlos Massabni e Nivaldo Antonio Parizzoto.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI