202403280646

Notícias

Palestra sobre reflexos da Lava-Jato na criminalidade de massa marca primeira noite da Semana Jurídica da Uniara

Publicado em: 16/10/2018

A palestra “Efeito Colateral: Os Reflexos da Lava-Jato na Criminalidade de Massa”, ministrada pelo defensor público e professor de Direito Penal, Gustavo Octaviano Diniz Junqueira, abriu a XLVII Semana Jurídica “Dr. Guilherme de Souza Nucci” da Universidade de Araraquara – Uniara, nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, no Gran Hotel Morada do Sol (avenida Brasil, 477, no Centro).

Após a execução do Hino Nacional, o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da instituição, Fernando Passos, deu as boas-vindas aos presentes e lembrou do ex-docente da graduação, Rui Ribeiro de Magalhães, falecido em setembro. “Ele sempre esteve presente entre nós. Vamos lembrar com alegria da vida desse grande professor, que marcou as nossas vidas e a vida de gerações”, declarou.

Em seguida, Rui Ribeiro de Magalhães Filho falou sobre seu pai. “Hoje, apesar da tristeza por sua precoce partida, para nossa família, é uma honra e motivo de orgulho estar aqui para receber essa bela homenagem ao meu pai, feita por vocês, alunos do curso de Direito da Uniara e professores presentes. Tenho certeza de que ele, onde estiver neste momento, também está recebendo com muita alegria essa homenagem e agradecendo a todos pela consideração e pelo respeito que sempre tiveram por ele”, disse.

Posteriormente, Junqueira deu início à sua palestra. “O objetivo foi tentar mostrar que a operação Lava-Jato buscou mudar regras de direito penal que já estavam fixadas há décadas – algumas, há séculos -, para a captura de criminosos poderosos. O problema é que, quando você muda essas regras ‘lá em cima’, para pegar quatro ou cinco poderosos, isso acaba refletindo – e essa é a ideia do efeito colateral – em dezenas de milhares de infratores de massa, como autores de pequenos furtos e infrações. Esse é um problema que merece nossa atenção”, explicou.

Participar da Semana Jurídica, segundo ele, foi “uma honra ímpar e peculiar”. “Sou de Araraquara, é uma honra participar de um evento tão consagrado, tradicional e importante para toda a região, e falar para novas gerações”, finalizou.

A XLVII Semana Jurídica “Dr. Guilherme de Souza Nucci”, promovida pelo curso de Direito, por meio de sua coordenadoria de extensão, e em parceria com o Diretório Acadêmico – D.A. Professor Walter Medeiros Mauro, termina nesta quinta-feira, dia 18, com palestras que têm início sempre a partir das 19h15, no Gran Hotel Morada do Sol. A programação completa pode ser conferida no endereço www.uniara.com.br/eventos/xlvii-semana-juridica.

Informações sobre a graduação de Direito da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI