202403280651

Notícias

Ciclo de Estudos de Jornalismo da Uniara continua nesta segunda-feira, dia 15

Publicado em: 11/10/2018

A segunda palestra do “Ciclo de Estudos de Jornalismo” da Uniara, intitulada “Projeto Credibilidade: Jornalismo e Democracia”, será ministrada pelo jornalista e professor Francisco Holfsen Belda nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, a partir das 19h20, no auditório 4 da unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). O evento é gratuito e aberto ao público.

“É um tema bastante atual: a credibilidade jornalística e a democracia nestes tempos de jornalismo digital, redes sociais e fake news. Belda está apresentando, em todo o Brasil e no exterior, o portal Credibilidade, criado por ele para analisar a credibilidade jornalística e desenvolver ferramentas de acompanhamento. O objetivo é reforçar a importância do jornalismo de qualidade, bem apurado e de interesse público”, explica a coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi.

Ela reforça que, neste ano, o Ciclo “concentra-se em apresentar alternativas e campos de trabalho da profissão, discutindo novas formas de se fazer um bom jornalismo, com responsabilidade”. “A profissão está retomando sua valorização e recuperando sua credibilidade, que são essenciais tanto para a sua sobrevivência, quanto para o fortalecimento do sistema nas democracias ocidentais”, destaca.

Os meios de comunicação tradicionais, de acordo com a docente, já sabem que garantir a veracidade das informações é a única forma de angariar público para suas publicações. “Somente a produção e a veiculação de informações de qualidade, que os jornalistas são preparados para elaborar, podem manter o público dos veículos. Sabemos que o jornalismo, diante do impacto das redes sociais, estava sendo confundido com a prática de disseminação de informações e conteúdos de caráter particular, de natureza pessoal e iniciativa individual. Isso não é produzido por jornalistas profissionais, portanto, não tem técnicas, conceitos e ética próprios da profissão”, alerta.

No contexto retratado, Elivanete aponta que proliferam-se as notícias falsas e também a sensação de que qualquer um pode fazer notícia. “Porém, notícia é um produto profissional que, para ser considerada jornalismo de verdade, deve conter as técnicas, prerrogativas, tratamentos e edições próprias das produções jornalísticas. Sem essas características, não é notícia, não é jornalismo; é fofoca, entretenimento, calúnia, difamação. São as ‘fake news’”, alerta.

Contudo, a coordenadora reforça que a revalorização da profissão é crescente, “e os próprios veículos já criaram seus setores de checagem de informações para apoiar o público em dúvida diante da boataria das ‘fake news’”. “O Ciclo de Jornalismo deste ano propõe-se, então, a abordar novos campos de trabalho - da edição de livros aos YouTubers -, com responsabilidade e ética, visando a garantir aos cidadãos um jornalismo de qualidade, com credibilidade”, finaliza.

O evento teve início no dia 25 de setembro, com a palestra “Livro-Reportagem: da ideia à publicação”, ministrada pelos egressos Cássio Carrara e David Liesenberg, ambos autores de livros lançados recentemente. Já a última palestra do Ciclo será realizada no 24 de outubro, também às 19h20, no auditório 4 da unidade I da Uniara. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail jornalismo@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI