202403281121

Notícias

XV Encontro de Nutrição da Uniara conta com palestras sobre alimentação e comportamento, e suplementação na nutrição esportiva

Publicado em: 11/10/2018

A segunda noite do “XV Encontro de Nutrição” da Universidade de Araraquara – Uniara contou com palestras sobre alimentação e comportamento, e sobre suplementação na nutrição esportiva, nesta quarta-feira, dia 10 de outubro. O evento termina nesta quinta, dia 11, no auditório principal da instituição.

A primeira palestra, intitulada “Alimentação e Comportamento”, foi ministrada pelo nutricionista Wanderson Roberto da Silva. “A proposta foi falar sobre comportamento, que é pouco considerado durante os cursos de graduação. Fala-se muito sobre a avaliação do consumo alimentar, e o comportamento, que abrange aspectos afetivos, sociais e psicológicos, tem sido deixado um pouco de lado. A intenção foi informar sobre a importância desses fatores, para que o tratamento nutricional seja mais inclusivo”, explica o convidado.

Ele aponta que isso é possível “pensando em um tratamento no qual os profissionais de saúde deixam de ser, um pouco, tecnicistas, e passam a ser mais humanistas”. “É preciso englobar mais técnicas voltadas ao tratamento do indivíduo, considerando os aspectos mais sociais”, diz.

Já “Nutrição esportiva: quando suplementar?” foi o tema da segunda palestra, explanada pelo nutricionista e ex-aluno da graduação, Alexandre Laverde. “A ideia foi falar sobre como deve ser feita a suplementação em alguns casos específicos, se realmente existe essa necessidade, e se todos precisam de suplementos, entre outros tópicos”, detalha o profissional.

Ele comenta que, em modalidades esportivas profissionais, “é quase impossível conseguirmos evitar a suplementação – aminoácidos, proteínas, carboidratos, e até alguns casos de suplementação de gordura em esportes de longa duração”. “Em outras modalidades, de curta duração, como musculação, corrida de 100 metros rasos ou crossfit, por exemplo, temos diversos tipos de suplementos, e estratégias nutricionais e alimentares. É preciso frisar, no entanto, que não se pode esquecer a alimentação e achar que a suplementação irá suprir toda essa demanda energética. Deve-se pensar no significado da palavra ‘suplementação’, que é ‘além da necessidade’”, ressalta.

Nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 19h30, o “XV Encontro de Nutrição” da Uniara terá em sua programação as palestras “Meu paciente virou vegetariano. E agora? Uma visão sobre alimentação vegetariana e atendimento clínico”, com a nutricionista Vivian Cognetti, filiada à Sociedade Vegetariana Brasileira, e “Gastronomia saudável e nutricional: pense e coma fora da caixa”, com a nutricionista Carla Pires.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI