202404261211

Notícias

Docente de Medicina da Uniara participa do Congresso Brasileiro de Nefrologia

Publicado em: 04/10/2018

Entre os dias 19 e 22 de setembro, a professora do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Viviane Ferreira, participou do “XXIX Congresso Brasileiro de Nefrologia”, no Rio de Janeiro, no qual ministrou uma palestra, moderou mesas de discussão, foi debatedora, e apresentou o trabalho científico “Prevalência de lesão renal aguda em unidade de terapia intensiva”, de sua orientanda, a estudante da graduação, Fernanda de Castro Nascimento.

Em relação ao estudo, a docente explica que a Lesão Renal Aguda - LRA “pode ser definida como uma redução abrupta da função renal, e potencialmente reversível, independentemente da etiologia ou dos mecanismos, resultando na impossibilidade de os rins exercerem suas funções básicas de excreção e manutenção da homeostasia hidroeletrolítica do organismo”.

Os objetivos da pesquisa, de acordo com ela, foram caracterizar pacientes com lesão renal aguda internados em uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI, segundo dados sociobiodemográficos e motivos de internação; identificar os fatores relacionados e as causas do desenvolvimento da LRA, e avaliar a função renal, o débito urinário e o uso de drogas nefrotóxicas.

“Esse projeto foi motivado pela alta incidência de LRA em pacientes hospitalizados, principalmente em UTI, sendo evidente a necessidade de verificar as principais causas dessa complicação tão comum e determinar seu comportamento, analisando as características clínicas da população de estudo, para que medidas preventivas e de diagnóstico precoce possam ser realizadas”, destaca Viviane.

Ela detalha que, para isso, foi preciso “desenvolver uma análise quantitativa para auxiliar no controle da doença e aumentar a consciência sobre a importância de medidas seriadas de creatinina sérica, em pacientes de alto risco, para LRA, além de documentar o volume de urina em pessoas gravemente doentes para obtenção de diagnóstico precoce, tornando a equipe médica mais eficaz na resolução da doença e na evolução favorável do paciente”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI