202404230312

Notícias

Alunos de Biologia e do CEAM da Uniara fazem atividades de captura e monitoramento de animais

Publicado em: 01/10/2018

No sábado e domingo, dias 29 e 30 de setembro, alunos do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, juntamente com estudantes do Centro de Estudos Ambientais - CEAM do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da instituição, fizeram uma visita técnica à fazenda Palmital, em Ibaté, para atividades de monitoramento de fauna e coleta de pequenos mamíferos e macro invertebrados aquáticos.

A atividade foi supervisionada pelo coordenador do CEAM, Guilherme Rossi Gorni, e pelos docentes da graduação, Olavo Nardy e Adriano Marques Gonçalves, além de contar com o acompanhamento dos técnicos de laboratório Eduardo Donato Alves, Cesar Augusto Feliciano e Renata Muniz.

“Foi um curso sobre técnicas de captura para monitoramento ambiental. Mostramos essas técnicas para capturar invertebrados terrestres, por meio de armadilhas, e o professor Guilherme desenvolveu a parte de macro invertebrados aquáticos. Os alunos também tiveram uma visão sobre como é estruturar o trabalho de campo, organizar equipamentos, e ter atitudes e procedimentos necessários no manuseio”, relata Nardy.

Ele comenta que, embora não tenham capturado vertebrados, “mostramos como seria feita a remoção dos bichos e no que é preciso prestar atenção”.

Alves acrescenta que o grupo fez trilha em uma reserva de cerrado, onde foram instaladas as armadilhas, “sem machucar os animais”. “Depois, fizemos a coleta e quantificação de macro invertebrados aquáticos em um riacho. Além disso, foi montada uma rede de neblina para captura e observação de morcegos e outras aves noturnas. Durante todo o percurso, os alunos recolheram o lixo encontrado, e os animais capturados, após observados, foram todos soltos”, destaca.

Nardy lembra que todos dormiram em campo “e, no dia seguinte, tivemos uma visão geral da região para analisar seu relevo e seu solo”. “Terminamos a visita técnica em uma cachoeira chamada Pedra Furada”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia e sobre o CEAM do PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI