202404250548

Notícias

Artigo de egressas e docentes de Enfermagem da Uniara é publicado em revista eletrônica especializada

Publicado em: 28/09/2018

O resultado do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC das egressas do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Giovana Brunelli Pereira e Samanta Eline Felipe Perciliano, orientado pela professora da graduação, Adriana Aparecida Mendes, resultou no artigo “Interferência de fatores ambientais no sono e repouso dos recém-nascidos de alto risco”, publicado recentemente na Revista Eletrônica de Enfermagem.

O conteúdo, que conta com a coautoria, além de Adriana, das docentes do curso, Cibele Correia Semeão Binotto e Silvia Helena Tognoli, além da professora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Aline Helena Appoloni Eduardo, pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://goo.gl/YaA4vN.

“O objetivo dessa pesquisa foi conhecer as experiências vivenciadas pelos profissionais de enfermagem sobre os fatores ambientais que interferem no sono e no repouso do recém-nascido de alto risco, em Unidade de Terapia Intensiva - UTI Neonatal, por meio da aplicação de questões norteadoras sobre o tema investigado”, explica Adriana.

Os resultados do estudo revelaram, segundo ela, que esses profissionais “reconhecem a importância do sono e do repouso como essencial para a recuperação e o desenvolvimento do recém-nascido de alto risco em UTI Neonatal, pois apontam, nos discursos, fatores ambientais como luminosidade excessiva, ruídos, manipulação e posicionamento desconfortável como condições que interferem no seu sono e no seu repouso, sugerindo, como medidas para minimizar, mudanças em ações praticadas durante o cuidado prestado, sendo fundamental que os profissionais que atuem nesse segmento de cuidados, sejam treinados não apenas mediante os cuidados prestados, mas também para atender as necessidades de confortos sonoro e visual, e manipulação excessiva, fortalecendo as práticas de segurança do paciente nesse tipo de ambiente”.

O trabalho, de acordo com Adriana, desperta um olhar diferente para questões ambientais no contexto da UTI Neonatal, “pois revela a interface com a segurança do paciente no setor investigado”. “Também fortalece a importância do papel da equipe de enfermagem no cuidado ao recém-nascido de alto risco no que se refere aos fatores ambientais”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI