202403280925

Notícias

Uniara e Conselho Municipal do Idoso promovem atividades em celebração ao Dia Internacional do Idoso

Publicado em: 26/09/2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e com o apoio da Prefeitura, promove um evento que celebra o Dia Internacional do Idoso, comemorado na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro. A programação, que será realizada no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro), contará com palestras, manifestações artísticas e outras atrações nos dias 1º e 5, além de inserções sobre o tema na Rádio Uniara FM (100,1 MHz). As atividades, direcionadas a pessoas da terceira idade, são gratuitas e abertas ao público.

“Vamos abrir a semana com uma mesa com representantes do município, e teremos um grupo de dança de idosos do Fundo Social de Solidariedade, que vem mostrar seu trabalho, que é muito interessante. Em seguida, um professor ministrará uma palestra sobre preparo para a aposentadoria. Muita gente está perto desse processo ou acabou de passar por ele. Assim, o convidado chamará a atenção, explicando que a vida não termina com a aposentadoria. Na realidade, inicia-se uma outra fase, onde pode-se ter outros afazeres, desfrutar a vida prazerosamente e, inclusive, continuar a trabalhar, de uma outra forma”, comenta a professora do curso de Enfermagem da Uniara, conselheira municipal e uma das organizadoras do evento, Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira.

Ela destaca que, ao longo da semana, serão transmitidas inserções na Rádio Uniara FM “sobre aspectos de saúde da pessoa idosa – exercícios físicos, a importância de se conhecer o Estatuto do Idoso, como começou o Dia Internacional do Idoso, alguns cuidados que ele precisa ter consigo para viver uma vida boa e ter um envelhecimento saudável etc”.

No dia 5, a docente revela que será realizada uma dinâmica às 9h com uma enfermeira e professora, sobre mindfulness, “uma forma de meditação”. “Ela irá aplicar isso aos idosos do evento. Mais tarde, será oferecido a eles um lanche reforçado, e continuaremos com uma programação variada a partir das 13h, abrangendo moda, plantas medicinais, cuidados com a pele, como manter a mente e o corpo saudáveis, aspectos da higiene oral etc, e terminaremos com uma sessão de música dos anos dourados. Faremos com que esse dia seja bastante proveitoso e gostoso”, finaliza.

 

Programação


01/10, segunda-feira

- 13h – Recepção.

- 14h – Abertura com autoridades municipais e acadêmicas.

- 15h – Momento artístico – Grupo de Ginástica Artística do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara.

- 15h30 – Palestra: “Preparo para aposentadoria”, com o professor aposentado da Unesp de Rio Claro, José Luiz Riani Costa.

 

05/10, sexta-feira

- 8h – Recepção.

- 9h às 11h – Dinâmica “Mindfulness”, com a professora Luísa Hiromi Tanaka, enfermeira graduada pela PUC–SP e doutora pela USP. Ministra atualmente disciplinas sobre Grupo Focal e metodologia da pesquisa-ação e participante. É membro da rede colaborativa internacional Collaboration for Participatory Healt Research, membro do Projeto Cuca Legal, do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, instrutora de práticas meditativas pela Associação Palas Atena, teacher training em Mindfulness certificada pela Breathworks, em Manchester, Inglaterra, e professora de Mindfulness e Compaixão da Respira Vida Breathworks da Espanha.

- Exposição de fotos no mezanino.

- 11h30 – Brunch (lanche).

- 13h – Palestra: “Moda e Estilo”, com a professora Marília Paula Almeida Gonzaga Polaquini. Participação do Projeto Experimental da aluna egressa do curso de Design de Moda da Uniara, Juliana Batosto.

- Palestra “Cuidados com a pele”, com Elenita Del Rio Marques - Medicina e estética.

- 14h – Palestra: “Uso de ervas medicinais na dieta e seu plantio”, com o especialista em Fitoterapia pela USP, Ruben Silva, e com a docente do curso de Biologia da Uniara, Flavia Sossae.

- 14h30 – Projeto “Humanizando pela leitura”, com a professora Maria Isabel Sampaio Carmagnani, doutora em Distúrbio da Comunicação Humana pelo Departamento de Otorrinolaringologia da UNIFESP, e professora associada da Escola Paulista de Enfermagem/UNIFESP, aposentada.

- 15h – Palestra: “Cuidados com a higiene oral”, com a professora do curso de Odontologia da Unesp de Araraquara, Andrea Montandon.

- 15h30 – Palestra: “Bem Viver”, com a professora do curso de Psicologia da Uniara, Daniela Ambrósio.

- 16h – Sessão de música “De volta aos anos dourados”, com o maestro Rogério Toledo

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI