202404200616

Notícias

Alunos de Fisioterapia da Uniara participam de bate-papo com pacientes que sofreram lesões medulares

Publicado em: 17/09/2018

Em função do Dia da Conscientização para Prevenção de Lesão Medular, na última quinta-feira, dia 13 de setembro, alunos de todos os anos do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara participaram de um bate-papo com três pacientes com lesões medulares em diferentes níveis, e que são atendidos na Clínica de Fisioterapia da instituição. A atividade, promovida pela professora da graduação, Ana Claudia Nunciato, foi realizada na unidade I da Uniara.

“Cada um expôs sua história, abrangendo desde quando sofreram as lesões até como estão atualmente, além de abordarem suas dificuldades no processo de locomoção. Tivemos mais de duzentos alunos presentes na sala de aula. Foi uma vivência muito rica em detalhes, sendo que alguns estudantes que ainda estão no primeiro ou segundo anos, por exemplo, puderam ter uma visão sobre quais são os problemas enfrentados pelos lesados medulares”, comenta o coordenador do curso, Carlos Roberto Grazziano.

Ele reforça que o evento “foi bastante interessante no sentido de informar os presentes sobre a dificuldade que é ser um cadeirante, e as necessidades e melhorias que as cidades ainda precisam fazer para essas pessoas, tendo em vista, ainda, o processo de envelhecimento pelo qual nossa população está passando”.

Uma das convidadas foi a estudante do terceiro ano do curso de Direito da Uniara, Bianca Chagas de Andrade, que sofreu lesão medular em um acidente automobilístico, há sete anos. “Ela relatou que, recentemente, foi pela segunda vez a Brasília, sendo que, quando esteve lá pela primeira vez, a companhia aérea ainda não estava preparada para recebê-la. Agora, contou que, no aeroporto de lá, não teve problemas em relação à locomoção. Percebemos, por meio das falas dos convidados, que ainda temos muito a melhorar em relação à mobilidade, mas que estamos no caminho”, comenta o docente.

Outro ponto destacado por Grazziano foi a vontade de superação dos convidados. “Um dos pacientes é atendido pela professora Ana Claudia. Ele chegou na Clínica em uma cadeira de rodas, e sabe qual foi seu último desejo, recentemente realizado? Ir ao rodeio de Barretos. Ele, que hoje consegue dar seus passos, contou que estabelece metas em sua vida, e que ainda pretende participar de uma corrida. Foi muito emocionante”, relembra.

A força de vontade de cada um é grande, na visão do coordenador. “Essas pessoas mostraram aos presentes que, mesmo que tenham sofrido uma lesão grave, ainda têm suas vidas e força de vontade de viverem e transporem os desafios diários, sempre pensando com o objetivo de conquistarem algo mais no dia seguinte. Isso é gratificante”, diz.

Grazziano faz questão de agradecer a professora Ana Claudia, “responsável pela área de neurologia adulta da Clínica, e que vem fazendo esse trabalho de conscientização sobre lesão medular desde o último ano”. “Como está no panfleto por ela distribuído, mais de 47% das lesões medulares são causadas por acidente automobilístico. Assim, foi uma oportunidade de conscientização e prevenção, já que a conversa foi realizada com nossos alunos, pessoas jovens, de dezoito a 21 ou 22 anos na maioria, uma faixa etária que tem um risco grande de sofrer lesões”, comenta.

A atividade atingiu seus objetivos, de acordo com o docente. “Eles certamente saíram desse bate-papo bem mais conscientes. Com ou sem força e capacidade de ficarem em pé ou de mexerem os braços, as pessoas estão vivas e, consequentemente, precisam ser inseridas na sociedade. É preciso garantir o direto à mobilidade, pois são cidadãos comuns como nós”, declara.

Para Bianca, o evento foi bastante proveitoso. “Achei importante o bate-papo porque vi que os alunos estavam bem interessados. Acredito que a maioria realmente ainda não sabia tanto como é nosso cotidiano. Então achei interessante terem essa visão de como vivemos fora da clínica. Foi incrível”, alegra-se.

Ela criou um blog voltado à sua experiência em relação à lesão medular que sofreu - http://bi-defiamor.blogspot.com. “Foi uma forma de agradecer aos que me auxiliaram durante todo esse período. Lá, conto como tudo aconteceu, em 2011, quando eu tinha dezesseis anos. Abordei o acidente, o fato de ter ficado na cama por um mês, o começo do tratamento na Clínica de Fisioterapia da Uniara, a viagem a Brasília, onde fiquei internada e aprendi a fazer muita coisa - sendo que continuo o tratamento lá etc. Enfim, fiz o blog para que as pessoas vejam a parte boa das coisas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Dia da Conscientização para Prevenção de Lesão Medular

No dia 20 de setembro de 2017, foi sancionada a lei que institui o Dia da Conscientização para Prevenção de Lesão Medular no calendário oficial de eventos de Araraquara, projeto idealizado por Ana Claudia, em parceria com o vereador Gerson da Farmácia, que fez a proposta na Câmara Municipal.

“Todo dia 13 de setembro, ficou instituído, na cidade, que serão realizadas algumas atividades, sejam campanhas, reuniões, seminários ou depoimentos de pacientes, por exemplo, para que a população se conscientize sobre como prevenir lesões medulares. A intenção é que isso funcione como uma prevenção e, assim, teríamos um número de casos menor no município”, explicou a docente, na ocasião.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI