202405011902

Notícias

Docente de Biologia da Uniara apresenta resumo de trabalho em simpósio brasileiro e em congresso internacional

Publicado em: 14/09/2018

A professora do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, é a autora do trabalho “Quantificação de Serviços Ecossistêmicos em Sistemas Naturais e de Pecuária no Bioma Mata Atlântica”, cujo resumo “Características e taxa de degradação de serapilheira em diferentes formas de uso da terra”, elaborado em conjunto com outros coautores, será apresentado, em forma de painel, no “IX Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável – SIMBRAS” e no “VI Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável”, que serão realizados nos dias 20 e 21 de setembro, em Viçosa, Minas Gerais.

“No projeto, que é minha tese de doutorado, trabalho com diferentes sistemas de uso da terra: pasto plantado apenas com braquiária, pasto com eucaliptos plantados e pasto com árvores nativas, além da mata, que é como o nosso controle - um ‘exemplo’ com o qual podemos comparar”, contextualiza a docente.

Em sua pesquisa, cuja parte prática é feita na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, ela conta que buscou “avaliar alguns serviços ecossistêmicos – processos da natureza que acabam por beneficiar, tanto direta quanto indiretamente, o ser humano -, como a ciclagem de nutrientes, para saber em qual uso da terra a recuperação desses serviços é melhor ou mais eficiente, sabendo que, quando não manejado de maneira correta, o solo pode acabar sendo esgotado, prejudicando tanto a produtividade quanto o meio ambiente”.

Atualmente, de acordo com Ana Carolina, há muitos estudos sobre o assunto a respeito de pasto somente com braquiária e de pasto com eucalipto. “No entanto, pasto com árvores nativas é praticamente um trabalho inédito, pouco se sabe a respeito ainda”, afirma.

O projeto é de grandes proporções, segundo a professora, e “envolveu várias metodologias, diversos trabalhos de campo e mais de dois anos de coleta de dados, então, o que tenho hoje é uma enorme quantidade de dados, que irá render muitos trabalhos escritos e, principalmente, uma boa contribuição para a comunidade agrária”. “Estou caminhando para o final do meu doutorado. Nossa coleta de dados acabou, sendo que os últimos, de laboratório, acabaram de chegar e estamos na fase de interpretação e de processamentos. O que posso dizer, por enquanto, é que observamos que, em pastos onde há árvores plantadas, aparentemente a recuperação dos serviços ecossistêmicos é melhor do que em pastos onde há somente braquiária”, revela.

A docente destaca que seu trabalho é de grande relevância social, “uma vez que, para os produtores rurais, se de fato for melhor plantar árvores em pastos - seguindo orientação correta de plantio, desbaste e adubação do pasto, dentre outros fatores -, é ótimo tanto para eles, pois aumentará a produtividade e poderão comercializar a madeira que plantarem, quanto para o meio ambiente, já que cada vez mais temos perdido florestas para a lavoura/pasto”. “É uma bela maneira de fazer com que o agro e o ambiente caminhem juntos, de mãos dadas, para o benefício de todos”, observa.

Ana Carolina faz questão de agradecer a colaboração recebida para seu projeto. “Trabalhos científicos não se fazem sozinhos. Sempre precisamos de uma ampla rede de colaboração, tanto para a coleta de dados, que nesse caso teve grande auxílio de três ex-alunos do curso de Biologia da Uniara - Vitor Hugo Machado de Oliveira, Ana Carolina Silva e Mariana Futenma de Lima - e de duas alunas da Engenharia Agronômica da instituição - Camila Morais e Julia Grazziano -, quanto para a interpretação de dados e para a redação do estudo. Sem colaboração, não há um bom trabalho produzido”, finaliza.

Além da docente, o resumo que será apresentado no “IX Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável – SIMBRAS” e no “VI Congresso Internacional de Agropecuária Sustentável” tem como coautores Maria Luiza Franceschi Nicodemo, que é coorientadora de Ana Carolina, Waldomiro Barioni Junior e Luiz Fernando Duarte de Moares, todos pesquisadores da Embrapa.

Detalhes sobre os eventos estão disponíveis no endereço www.simbras-as.com.br. Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI