202404191615

Notícias

Inscrições para projeto que simula atividades da ONU, em Nova Iorque, estão abertas para 2019

Publicado em: 12/09/2018

Estão abertas as inscrições para a maior simulação de atividades da Organização das Nações Unidas – ONU. O National Model United Nations – NMUN e o Change the World Model United Nations – CWMUN 2019 são oferecidos a quaisquer estudantes de graduação e pós-graduação. Os eventos, promovidos pela ONU, serão realizados no final de março do próximo ano, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A primeira reunião para os interessados em conhecerem detalhes será realizada no dia 22 de setembro, às 9h30, na sala 9 da unidade I da Universidade de Araraquara – Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

A oportunidade é oferecida por meio do coordenador do projeto no Brasil e membro dos cursos de extensão de Direito da universidade, Fernando Rugno. “Nessa primeira reunião, daremos todas as informações necessárias sobre o NMUN e o CWMUN, como datas e procedimentos para participações, além de sanarmos eventuais dúvidas dos presentes. Provavelmente também contaremos com depoimentos de alunos que já participaram de edições anteriores”, detalha ele.

Rugno explica que, no projeto, estudantes atuam como jovens embaixadores e recebem informações e temas sobre países diferentes dos de suas nacionalidades. “Assim, é feita uma preparação para que possam representá-los perante a ONU. Eles serão orientados em relação a pesquisas e, nos eventos, defenderão essas nações com propostas para melhorias conforme o tema proposto, que pode abranger áreas como saúde, economia, direito, agronomia, clima, engenharia etc”, diz.

Isso desenvolve o intelecto e também o senso de liderança, segundo o coordenador, “para que os participantes possam mudar algumas situações em um país em conflito, por exemplo, com novas ideias”. “Dependendo do empenho, se conseguirem a aprovação de suas propostas na assembleia geral do projeto, essas soluções são encaminhadas para as nações representadas e, se concordarem, tornam-se leis com os nomes dos autores”, conta ele, afirmando que, nos dez anos de participação da delegação brasileira no CWMUN e no NMUN, houve aprovações das ideias para os países representados. “Acredito em 2019 não será diferente”, opina.

Outro destaque mencionado por Rugno “é o contato mantido com nosso embaixador representante na ONU, que fica na missão permanente do Brasil do Conselho de Segurança”. “Sempre tentamos agendar uma visita, na qual ele e outros diplomatas recebem a delegação e transmitem informações sobre a Organização e o papel do Brasil perante ela. Isso é um ‘plus’ a mais”, comenta.

O coordenador lembra que, nos eventos de 2018, que marcaram o décimo ano da participação brasileira, a delegação nacional foi eleita a melhor do mundo. “Isso foi de grande relevância. É um prestígio muito grande para nós e só mostra nosso potencial lá fora”, finaliza.

A iniciativa é promovida por meio de uma parceria entre a Uniara e a Associação Diplomatici Brasil. As inscrições devem ser realizadas na coordenadoria da graduação de Direito, localizada na unidade I da universidade. Mais informações sobre o NMUN e sobre o CWMUN podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelo endereço www.diplomaticibrasil.com.br, ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI